5 benefícios do monitoramento em tempo real

Quando se trata de transporte de produtos perecíveis, todo o cuidado é pouco. São muitos fatores que podem levar a perda de uma carga, especialmente quando a temperatura e umidade saem do padrão para o tipo de produto transportado. Por esse motivo, listamos aqui 5 benefícios do monitoramento em tempo real que, aliás, é uma das soluções mais eficientes para se evitar prejuízo

Sem o monitoramento, a chance de perder uma carga ou até mesmo produtos armazenados em um ambiente, uma câmara fria, aumenta muito. Se você está transportando alimentos do Sul para o Nordeste, por exemplo, até lá a variação da temperatura ao longo do trajeto é significativa e qualquer alteração pode comprometer a carga. Se algo acontecer no meio do caminho e você não tiver a informação, é possível que se leve horas até que se possa tomar uma atitude ou pior: ter uma surpresa – desagradável – na hora de descarregar.

Evitar estas surpresas é o principal objetivo do monitoramento em tempo real, pois você tem tempo de tomar alguma ação sem comprometer uma carga toda. São inúmeras as vantagens, mas listamos 5 e você pode conferir a seguir:


Atitudes rápidas

Com o uso da tecnologia para monitorar as suas cargas, você tem acesso a informações preciosas de umidade ou temperatura enquanto o transporte acontece. Além disso, alguns sistemas emitem alertas, proporcionando a chance de decidir o que fazer imediatamente e evitar a perda dos produtos. Monitorar significa transportar com inteligência e evitar prejuízos para uma transportadora.

Histórico completo

Outro benefícios do monitoramento em tempo real é ter o histórico completo do transporte dos alimentos, desde o carregamento até a entrega final. Essa é, definitivamente, a melhor forma de garantir que o trabalho está sendo bem feito, já que você garante a qualidade em todo o percurso, sem nenhuma surpresa para ninguém.

Receba alertas

Na maioria das vezes, até que os produtos cheguem ao seu destino, é possível que se leve dias e em períodos que vão além do horário comercial. Nesse meio tempo, muita coisa pode acontecer. Se você utiliza uma ferramenta para monitorar em tempo real, você não precisa se preocupar, pois se algo acontecer, independentemente do horário ou dia, você – ou algum responsável que for definido – receberá alertas pelo celular. Ou seja, você não precisa se preocupar, pois terá um controle na palma da mão, de onde estiver.

No celular ou computador

Você não precisa de um equipamento específico para acompanhar a temperatura e umidade da sua carga; muito pelo contrário. Aliás, você está olhando para seu equipamento de monitoramento nesse exato momento. Seja pelo computador ou pelo celular, você consegue acompanhar todos os índices de temperatura, ver gráficos, ser alertado se algo não estiver saindo conforme o planejado e tomar alguma ação para prevenir perdas e prejuízos.

Webinar

Evite prejuízos

“Eu já faço monitoramento, mesmo sem ser em tempo real e tem dado tudo certo”. Não temos dúvida, mas ninguém quer pagar para ver, não é mesmo? E se pudermos definir em uma só frase, o objetivo do monitoramento em tempo real é só um: evitar prejuízos!

Embora muitas cargas tenham seguro, a perda pode ir muito além de questões financeiras, como ameaçar a imagem de uma transportadora e dos profissionais que cuidam da qualidade da entrega. Ao utilizar uma ferramenta de controle de temperatura e umidade em tempo real, você pode evitar que cargas sejam perdidas e manter a reputação da empresa intacta, podendo até se beneficiar disso. Afinal, qual cliente não vai querer contratar uma empresa que consegue garantir a qualidade do início ao fim do transporte?!

Agora que você sabe um pouco mais sobre as vantagens de ter um monitoramento de temperatura e umidade em tempo real, a SYOS convida você a conhecer nossa solução que pode ser implementada não só em transporte, mas na cadeia do frio como um todo, da indústria até o ponto de venda. Nossos sensores foram desenvolvidos com inteligência artificial e são fáceis de serem instalados.

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.