Entenda por que a API é a chave para uma operação mais inteligente

A API é uma tecnologia de integração que permite que as empresas estabeleçam uma comunicação entre os diferentes sistemas que utilizam. Assim, a empresa pode contar com diferentes soluções para suas necessidades e potencializar o uso conjunto dessas ferramentas.
Essa é uma inovação que está transformando a maneira como as empresas atuam. Por isso, é fundamental compreender e absorver as melhores práticas para obter bons resultados e se destacar da concorrência.
Na cadeia fria, poder integrar softwares de gestão, monitoramento e rastreamento é poder ter mais eficiência em toda a operação. Isso porque é possível ter uma visão ampla, identificar falhas antes que ocorram e atuar proativamente para a prevenção de perdas.
Neste conteúdo da SyOS, você vai poder entender um pouco mais sobre como funciona essa tecnologia e como ela pode transformar sua operação. Continue essa leitura e absorva todas as informações!
O que é API?

API é a sigla para Interface de Programação de Aplicativos (do inglês Application Programming Interface). Ou seja, é um conjunto de protocolos ou regras que possibilitam a comunicação entre aplicativos, que podem trocar recursos, dados e funcionalidades.
Essas interfaces aceleram e simplificam o desenvolvimento de softwares. Isso porque permitem a integração de dados, recursos e serviços de outras aplicações. Assim, os desenvolvedores não precisam criar do zero.
Além disso, as APIs possibilitam que os donos de aplicativos disponibilizem dados e funções de maneira segura e simples para os departamentos da empresa. Também é possível compartilhar ou comercializar funções e dados com terceiros ou parceiros de negócio.
Um ponto importante é que por meio das APIs, é possível compartilhar somente as informações necessárias e manter os detalhes internos do sistema ocultos. Isso contribui para a segurança do software.
Por fim, as APIs contam com uma documentação que atua como um manual técnico para fornecer seus detalhes e informações para outros desenvolvedores. Dessa forma, a integração é eficiente e mais simples.
Para que serve uma API na prática?
Podemos comparar a comunicação da API com a solicitação de um cliente e a resposta de um servidor. Isso porque o aplicativo que faz a solicitação seria o cliente, o servidor é quem fornece a resposta, e a API é a ponte de conexão entre os dois.
Por exemplo, também podemos usar o processamento de pagamentos de terceiros. Quando um usuário adquire um produto em um site, este pode solicitar que o usuário pague com um sistema de pagamento de terceiros. Nesse caso, a API faz a conexão entre o site e o sistema.
Ao clicar no botão de pagamento, a API envia uma chamada para recuperar as informações, ou seja, fazer a solicitação. Um aplicativo para servidor de web processa essa solicitação e inclui dados específicos.
Após receber a solicitação válida da página do produto, a API faz a conexão com o sistema de pagamento do terceiro. Assim, o servidor envia as informações solicitadas para a API, que transfere os dados para o site do produto, que fez a primeira solicitação.
Apesar de a transferência de dados variar conforme o serviço, as solicitações e respostas ocorrem por meio da API. Porém, o usuário não consegue ver esse processo, já que as APIs trocam dados internamente nos sistemas, e aparecem como uma conexão contínua para o usuário.
Quais as vantagens de usar API?
Contar com um sistema que utiliza API é contar com muitos benefícios, especialmente para empresas que contam com diversos sistemas em sua operação. Confira os principais:
Interoperabilidade
As APIs possibilitam a comunicação padronizada entre diferentes aplicativos, sistemas e plataformas. Assim, facilitam a integração de diferentes componentes de software.
Acesso a funcionalidades
Desenvolvedores e desenvolvedoras podem utilizar as funcionalidades específicas de um programa sem ter acesso a detalhes internos. Assim, podem criar aplicações complexas e que utilizem todas as possibilidades de diversos serviços.
Reutilização de código
Uma API possibilita a reutilização de um código de diversas maneiras por meio de uma interface para funcionalidades específicas. Dessa maneira, aumenta a eficiência do desenvolvimento e diminui a redundância.
Rapidez no desenvolvimento
Pessoas desenvolvedoras podem utilizar as APIs para incorporar as funcionalidades que já existem. Assim, em vez de criar uma aplicação do zero, podem economizar recursos e tempo.
Integração de serviços
As APIs podem integrar serviços de terceiros às aplicações que as empresas já utilizam. Por exemplo, os dados do monitoramento de temperatura podem ser terceirizados para um serviço de gestão via API.
Distribuição de dados
Por meio das APIs, é possível compartilhar informações entre diversos sistemas. Isso é muito útil em ambientes nos quais diversas pessoas precisam atualizar e acessar os dados.
Atualização independente
É possível atualizar partes do software de maneira independente, desde que isso não interfira na interface da API. Assim, é possível realizar facilmente e continuamente a manutenção e otimização de sistemas complexos.
Conectividade em IoT
No contexto da Internet das Coisas (IoT), as APIs são fundamentais para conectar dispositivos inteligentes e permitir a troca de dados em tempo real entre esses dispositivos e plataformas.
SAIBA MAIS: O que é Internet das Coisas?
Quais os tipos de API?

Confira os principais tipos de API que você pode utilizar para a integração do seu negócio:
APIs da Web
Interfaces remotas que permitem a transferência de funcionalidades e dados por meio do protocolo HTTP na internet. Atualmente, essas representam a maioria das APIs. Além disso, elas são divididas em subtipos, sendo que os principais são:
APIs abertas
Possuem código aberto para desenvolvedores acessarem por meio do protocolo HTTP. Elas também são conhecidas como APIs públicas e definem pontos de conexão de API, bem como formas de solicitação e resposta.
APIs de parceiros
Servem para conectar parceiros comerciais estratégicos. Os desenvolvedores que as utilizam precisam realizar um processo de integração e possuir credenciais de login para acessá-las, mesmo utilizando portais públicos.
APIs internas
Possibilitam a melhoria da produtividade e comunicação entre diversas equipes de desenvolvimento internas. Assim, permanecem privadas ou ocultas de usuários externos.
APIs compostas
Combinam diversos dados ou APIs de serviço, possibilitando que programadores acessem vários pontos de conexão em uma única solicitação. São bastante úteis na arquitetura de microserviços, quando são necessárias informações de várias pontes para executar uma única tarefa.
Outros tipos de APIs
Além disso, há APIs que não funcionam por meio da web. Elas incluem:
- APIs de dados ou de banco de dados: Elas servem para conectar aplicações com sistemas de gerenciamento de banco de dados;
- APIs do sistema operacional: Servem para determinar o modo como as aplicações usam recursos e serviços do sistema operacional;
- APIs remotas: Servem para definir a interação de aplicações em dispositivos diferentes.
Exemplos de API mais conhecidos

Para entender o impacto das APIs e como elas são frequentemente usadas, confira abaixo uma lista de APIs mais conhecidas no Brasil e no resto do mundo.
APIs de empresas e serviços de fora do Brasil
Google Maps API
A Google Maps API é popular por adicionar mapas, rotas e localizações em aplicativos. É usada em apps de entrega e navegação por sua precisão e facilidade de integração. Ideal para quem quer criar serviços baseados em localização.
GitHub API
A GitHub API permite gerenciar códigos e projetos em repositórios. É usada por desenvolvedores para automatizar tarefas e criar ferramentas de programação. Sua simplicidade a torna essencial para quem trabalha com software.
NASA API
A NASA API dá acesso a dados e imagens do espaço, como fotos de planetas. É usada em apps educacionais e projetos científicos por ser gratuita e inspiradora. Desenvolvedores adoram seus dados únicos.
Spotify API
A Spotify API oferece acesso a músicas, playlists e dados de artistas. É usada para criar apps de música ou recomendação, sendo fácil de integrar. Atraente para quem quer explorar o mundo musical.
APIs de empresas e serviços do Brasil
API do Mercado Livre
A API do Mercado Livre permite gerenciar vendas e produtos no e-commerce. É usada por lojistas para automatizar lojas online e estoques. Popular por ser líder no comércio digital brasileiro.
API do iFood
A API do iFood integra pedidos e cardápios de restaurantes no delivery. É usada para automatizar operações em cozinhas e apps de gestão. Essencial no crescente mercado de entregas no Brasil.
API do Banco Central
A API do Banco Central oferece dados financeiros, como cotações e taxas de juros. É usada em apps de finanças e investimentos por sua confiabilidade. Perfeita para criar ferramentas econômicas.
API do IBGE
A API do IBGE fornece estatísticas sobre a população e a economia do Brasil. É usada em pesquisas e apps de planejamento por seus dados detalhados. Ideal para projetos educacionais e urbanos.
Outros exemplos de API
As APIs possibilitam que as empresas permitam que terceiros acessem seus recursos enquanto mantêm a segurança e o controle. Por isso, se tornaram fundamentais para aplicativos comerciais modernos. Confira os principais exemplos de API:
API para SMS
São protocolos que possibilitam a integração entre serviços de mensagens e outros softwares. Podem ser usadas para:
- Enviar e receber mensagens de texto;
- Enviar mensagens multimídia;
- Fazer chamadas;
- Criar listas de contatos;
- Gerenciar mensagens;
- Enviar confirmações de entrega.
API de voz
Protocolos que possibilitam a criação de aplicativos que se comunicam por voz. Podem ser usados para chamadas telefônicas e outras tarefas de comunicação. Existem algumas que possibilitam a integração com serviços como processamento de linguagem natural (PNL) e reconhecimento de fala.
Além disso, possuem ferramentas para analisar as chamadas, podendo diagnosticar problemas e otimizar o serviço. Dispositivos como assistentes virtuais usam esse tipo de protocolo para se conectar com outros serviços.
Logins universais
Quando você acessa um site que permite login por redes sociais ou pelo Google, a página está usando uma API para essa função para autenticação rápida. Assim, é possível economizar tempo e evitar a criação de um novo perfil para cada aplicativo.
Internet das coisas (IoT)
Os dispositivos inteligentes costumam oferecer funcionalidades adicionais, como coleta de dados por meio de APIs. Por exemplo, os sensores de temperatura da SyOS enviam os dados para outros dispositivos para que o usuário possa acessar as informações em tempo real.
Conheça mais sobre a solução da SyOS:
Redes sociais
As redes sociais possuem APIs que permitem que outras empresas incorporem conteúdos em seu próprio site. Por exemplo, a API do Instagram permite que as organizações incorporem seu feed do Instagram, que é sempre atualizado, ao site institucional.
Por que integrar diferentes sistemas via API?
Integrar diferentes sistemas via API permite a troca de informações, a pré-definição de tarefas e a automação. Na prática, isso significa mais segurança, produtividade e menos intervenção humana em tarefas repetitivas, como o abastecimento de dados.
Estabelecer uma interface entre diferentes sistemas possibilita um leque de possibilidades às empresas. Isso porque é possível contar com uma visão integral da companhia, mesmo que os sistemas de gestão não ofereçam integrações nativas, que são mais seguras que as APIs.
Além disso, elas permitem agregar novos serviços e funcionalidades, cobrindo toda a operação. Assim, é possível otimizar os sistemas já existentes e otimizar as tarefas de toda a empresa.
Como fazer integração de API?
Para integrar uma API, basta seguir o passo a passo que consta na documentação do desenvolvedor. Assim, esse costuma ser um processo rápido e simples. Porém, a integração pode exigir algumas etapas específicas, como:
Recursos prontos
Apesar de serem uma solução rápida e simples, as aplicações conectoras podem não ter o mesmo nível de versatilidade e controle de aplicações de clientes. Por isso, a melhor opção é usar recursos prontos para uso, que mantêm as integrações atualizadas e inspiram a confiança nos clientes.
Integrações personalizadas
Desenvolver as próprias conexões é uma forma de ter mais controle sobre as capacidades da API e garantir que ela funcione da maneira correta com os sistemas. Normalmente, essa abordagem é mais demorada e exige mais recursos, porém, permite o atendimento a necessidades diferentes e exclusivas dos clientes.
Plataformas de integração de APIs
Possibilitam que sistemas SaaS se conectem a outros em nível empresarial. Essas soluções permitem mais personalização ao mesmo tempo em que exigem menos investimentos das organizações.
API da SyOS: integração para sua operação
O sistema de monitoramento de temperatura inteligente SyOS possui uma API. Ou seja, com a SyOS é possível integrar os dados de temperatura diretamente nas plataformas que já fazem parte da sua rotina.
O que a API da SyOS fornece para o seu negócio?
A API da SyOS disponibiliza um ponto único de acesso (GraphQL), por meio do qual é possível:
- Listar lojas, filiais ou veículos monitorados e identificar seus IDs;
- Consultar sensores vinculados a cada unidade ou veículo;
- Obter informações detalhadas de cada sensor (faixas configuradas, identificador etc.);
- Acessar leituras de temperatura em tempo real ou em períodos históricos.
Esse fluxo possibilita que sua equipe tenha acesso rápido às informações mais relevantes do monitoramento sem complicações técnicas.
ACESSE A DOCUMENTAÇÃO da API da SyOS!
Vantagens de ter uma API em um sistema de controle de temperatura
Contar com um sistema de controle de temperatura que permite integração via API traz benefícios como:
- Integração personalizada: você pode escolher com quais sistemas internos integrar o sistema da SyOS e quais dados exibir para eles;
- Acesso rápido às informações: é possível consultar dados de sensores e leituras em tempo real ou acessar históricos completos;
- Flexibilidade: como a API segue o padrão GraphQL, basta um único ponto de acesso para personalizar as consultas, de acordo com a necessidade da sua operação;
- Visão unificada: consolidar dados em uma mesma plataforma de gestão facilita análises, relatórios e tomadas de decisão.
Fale com nossos especialistas e descubra como conectar os dados de temperatura da sua operação aos seus sistemas já existentes:
Cuidados com a segurança de APIs
Por fim, para que a integração via API seja segura, é necessário contar com medidas de proteção robustas. Confira as principais:
Criptografia
Essa é uma ferramenta essencial para a proteção de dados, pois os transforma em códigos indecifráveis para quem não possui a chave de decriptação. Assim, criptografar os dados transmitidos entre sistemas ajuda a evitar interceptações e leituras por terceiros não autorizados.
Autenticação
A autenticação é uma verificação de identidade, e por meio da autorização, é possível limitar os recursos que cada usuário pode acessar. Por meio dessas barreiras, é possível garantir que somente usuários autorizados tenham acesso aos dados confidenciais.
Proteção contra ataques
É essencial que as APIs utilizem firewalls e outras aplicações para filtrar o tráfego e bloquear solicitações maldosas. Para isso, é possível adotar estratégias como validação de entrada, saída de segurança e outras.
5 aprendizados essenciais sobre APIs
As APIs são aplicações essenciais para garantir a integração entre os diferentes sistemas que as empresas utilizam no dia a dia. Assim:
- As APIs permitem a comunicação entre aplicativos
Assim, simplificam o desenvolvimento de softwares por meio da integração de dados, recursos e serviços de outras aplicações. - Na prática, isso significa mais produtividade
Além de rapidez no desenvolvimento, a integração de serviços permite a atualização independente e a rápida distribuição de dados, potencializando o time de desenvolvimento do negócio. - A integração costuma ser simples
Isso porque é possível contar com recursos prontos, plataformas de integração ou desenvolver a própria integração do zero. - Na cadeia fria, a integração é essencial
Poder visualizar dados do mapeamento de rotas e do controle de temperatura, por exemplo, em um mesmo painel, ajuda na tomada de decisões rápida e eficiente. - Sistemas de monitoramento com API otimizam a operação
Por meio de um sistema via API, como a SyOS, sua equipe pode acessar rapidamente as informações mais relevantes do monitoramento sem complicações técnicas.
Integrar os sistemas de controle de qualidade em sua operação é levá-la para o próximo nível. Descubra como a API da SyOS pode se integrar ao seu sistema e transformar a sua gestão:
Para descobrir mais formas como otimizar sua operação, confira todos os conteúdos do blog da SyOS!