Como é o relatório SyOS com tabela de controle de temperatura em geladeira
O controle de temperatura em geladeira de medicamentos é uma exigência imposta pela Anvisa para toda a área da saúde, incluindo farmácias, transportadoras, hospitais e laboratórios.
Para garantir a temperatura de armazenamento de medicamentos e vacinas de acordo com o que a Anvisa pede, os profissionais responsáveis precisam medir a temperatura em diferentes períodos do dia e registrar os dados coletados em uma planilha digital ou em uma tabela de temperatura impressa.
Mas será que medição e registro manuais são as opções mais eficientes para o controle de temperatura de uma geladeira? A resposta é simples: não.
Hoje, já é possível automatizar a medição de temperatura em períodos variados do dia com dispositivos totalmente autônomos. Além disso, o registro dos dados pode ser digitalizado em relatórios automáticos através de serviços de computação em nuvem.
Essas duas soluções fazem parte do sistema de monitoramento de temperatura e umidade SyOS, que é conectado à internet, funciona em tempo real e emite alertas automáticos de produto em risco.
Uma das principais vantagens do sistema SyOS é a emissão de relatórios digitais em apenas 1 minuto, que torna obsoleta a anotação da temperatura várias vezes ao dia e contribui para um POP de controle de temperatura mais rápido e eficaz.
Se você quer conhecer mais vantagens do sistema digital da SyOS e descobrir como ela pode tornar sua operação mais eficiente, continue a leitura desse guia.
Principais exigências para o controle de temperatura em geladeira de medicamentos e vacinas
Um dos documentos mais importantes para executar o controle de temperatura em geladeira de produtos farmacêuticos é o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas (MBPF).
Esse documento lista todos os procedimentos Como é o relatório SyOS de controle de temperatura em geladeira realizados em uma farmácia hospitalar ou drogaria. Além disso, ele informa as normas e legislações às quais cada atividade ou empresa estão sujeitas.
Algumas dessas normas são as RDC 430 e RDC 653 da Anvisa, que detalham as Boas Práticas de distribuição e armazenagem de medicamentos, incluindo as que se referem ao controle de temperatura e umidade de medicamentos e vacinas.
O controle de temperatura em geladeira ou freezer é uma exigência muito importante para a conservação dos medicamentos termolábeis, que são mais sensíveis e devem ser armazenados na faixa de 2°C a 8°C. Por isso, as empresas devem descrever esse procedimento no seu POP de armazenamento de medicamentos.
Mas como saber temperatura da geladeira ou do freezer científico com precisão?
Para executar o controle de temperatura, os farmacêuticos podem utilizar diferentes instrumentos, como o data logger de temperatura ou o termômetro para geladeira com registro de máxima e mínima.
Entretanto, a melhor opção é o uso do sensor de temperatura inteligente SyOS. Entenda suas vantagens a seguir.
Como é o controle de temperatura em geladeira com o sistema SyOS
Os farmacêuticos estão acostumados a executar o controle de temperatura pelo método tradicional, verificando o termômetro no interior da geladeira em vários momentos do dia.
Mas o sistema SyOS é capaz de acabar com esse tipo de processo manual liberando as equipes para outras atividades enquanto monitora automaticamente os produtos.
Como saber a temperatura da geladeira no sistema da SyOS
Há duas maneiras de saber a temperatura da geladeira ou freezer científico usando o sistema da SyOS:
- Acesso local: para saber os dados de um equipamento específico, é necessário consultar seu ID único informado na etiqueta do sensor; em seguida, basta informar o número do ID na busca do app;
- Acesso remoto: pode ser feito de qualquer lugar através da plataforma da SyOS, que exibe todos os equipamentos monitorados em cards distintos. Para consultar um equipamento específico, basta selecioná-lo, aplicar filtros ou buscar pelo seu ID no campo de busca.
Após a seleção do equipamento por acesso local ou remoto, os profissionais podem visualizar tanto o registro da temperatura em tempo real quanto o histórico do equipamento.
Além disso, os farmacêuticos podem emitir relatórios personalizados para registro interno ou para fiscalizações. Conheça nosso modelo de relatório a seguir.
[Relatório SyOS] Veja como é nossa tabela de temperatura para geladeira de medicamentos e vacinas
A tabela de controle de temperatura em geladeira da SyOS é customizável e funciona como uma versão digital da planilha usada pelas farmácias.
Com isso, os farmacêuticos ficam livres para desempenhar outras funções enquanto o sistema monitora a temperatura automaticamente com garantia de registro seguro dos dados.
Conheça a tabela de controle de temperatura em geladeira de medicamentos termolábeis da SyOS:
Entenda a estrutura do relatório SyOS:
- Cabeçalho com dados de identificação: contém o nome do relatório, o nome da empresa/farmácia e o período do relatório.
- Faixas referenciais de temperatura e de umidade: exibe as faixas informadas pelo farmacêutico responsável; o relatório é configurável para exibir temperatura e umidade simultaneamente ou apenas uma dessas condições.
- Coluna de datas: nessa coluna, cada dia do período selecionado fica listado em uma linha diferente da tabela.
- Coluna de identificação do sensor/equipamento: exibe o nome do equipamento e seu ID único.
- Colunas de medição/leitura: o relatório traz uma coluna para cada período de medição predefinido; no exemplo abaixo, há três colunas que correspondem às mediações de 9h, 14h e 17h.
Veja como interpretar os valores de temperatura atual, máxima e mínima no relatório SyOS:
Para cada período predefinido o relatório exibe os respectivos registros de mínima, máxima e atual.
- Temperatura atual: é a temperatura registrada no momento da medição.
Como interpretar o exemplo acima: no dia 2 de maio de 2024, a temperatura registrada às 9h na geladeira de medicamentos foi de 5°C.
- Temperatura mínima e temperatura máxima: são os valores de temperatura registrados em um período entre duas medições.
Como interpretar o exemplo acima: entre a medição atual (9h do dia 2 de maio) e a última medição (17h do dia anterior, 1 de maio), a temperatura mínima foi de 3.75°C e a máxima foi de 5.5°C.
Aprenda a emitir seu relatório digital SyOS em 1 minuto
Veja o passo a passo de como emitir o relatório de controle de temperatura SyOS para geladeiras e freezers científicos.
1. Seleção do sensor/equipamento
No dashboard inicial, os sensores são organizados em cards separados e podem ser filtrados pelo seu status: acima, abaixo ou dentro da faixa referencial; fixo ou móvel; alertas ativos ou sem alertas.
Como fazer:
- Abra a plataforma SyOS;
- Selecione o equipamento no dashboard; ou busque pelo seu ID único; ou filtre por status.
2. Escolha do tipo de relatório
Na tela de dados do sensor, há duas opções de relatório: relatórios mensais (dados brutos); relatório com horário predefinido (dados selecionados).
Como fazer:
- Escolha a opção “Relatório de medições com horário predefinido” clicando em “Gerar relatório”.
3. Configuração do relatório de controle de temperatura com horário predefinido
A tela de configuração do relatório permite customizar as informações de acordo com seu POP para controle de temperatura da geladeira.
Como customizar seu relatório de medições predefinidas SyOS:
- Informar período do relatório: no exemplo, selecionamos todo o mês de maio de 2024;
- Informar horário de cada medição diária: essa opção é configurável para até quatro medições diárias. No exemplo, selecionamos três medições diárias — 9h, 14h e 17h;
- Informar faixa de temperatura e faixa de umidade: essa informação já vem preenchida de acordo com os parâmetros do sensor definidos pelos profissionais responsáveis. Entretanto, ela pode ser alterada;
IMPORTANTE — As faixas interferem no modo como os dados serão exibidos no relatório
Por exemplo: se a faixa definida vai de 2°C a 8°C, valores acima ou baixo disso serão sinalizados no relatório como excursões de temperatura, exigindo o registro de justificativas para cada desvio.
Outras opções de customização:
- Emitir relatório por grupo: os relatórios podem ser para apenas um sensor ou um grupo de sensores;
- Incluir a média de temperatura para cada período: por padrão, o relatório já exibe a temperatura atual do horário escolhido, assim como o registro de mínima e máxima desde a última leitura;
- Incluir justificativas: para as excursões de temperatura e umidade em cada período. Ver modelo abaixo.
VEJA TAMBÉM: 6 motivos para usar o sensor de temperatura SyOS e abandonar seu data logger ou termômetro digital
[GRATUITO] Tabela de controle de temperatura em geladeira para imprimir SyOS
Se você ainda utiliza métodos tradicionais de medição de temperatura e umidade em sua farmácia ou empresa, baixe agora a tabela de controle de temperatura e umidade para drogaria elaborada pela SyOS.
Veja como é nosso material gratuito:
1. Planilha de controle de temperatura em geladeira de farmácia em pdf e word [GRATUITO]
A tabela pode ser impressa para a anotação diária da temperatura da geladeira de medicamentos. Após o download, você poderá usar os modelos com 2 ou 3 medições diárias.
2. Modelo de POP para farmácia em pdf e word [GRATUITO]
O arquivo editável traz a estrutura básica de um POP de controle de temperatura e umidade para farmácia ou drogaria.
O modelo também compara um POP usando tecnologia SyOS e um POP usando outros métodos de medição de temperatura e umidade.
Abandone a planilha impressa: peça sua demonstração gratuita do sistema SyOS para controle de temperatura em geladeira
Se você ainda faz o controle de temperatura em geladeira manualmente, conheça mais detalhes do sistema SyOS para monitoramento de temperatura e umidade em tempo real.
Nosso sensor inteligente é conectado à internet e disponibiliza os dados online, com alertas de produto em risco e relatórios emitidos em 1 minuto.
Veja mais vantagens do sistema SyOS para monitoramento farmacêutico:
- Sistema validável conforme o Guia de Validação de Sistemas da Anvisa;
- Certificação 21 CFR Part 11 da agência reguladora dos EUA (FDA);
- Registros eletrônicos armazenados por até 5 anos;
- Sensores com certificado de calibração emitido por laboratório acreditado pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).
Quer testar na prática? Agende agora mesmo sua demonstração gratuita e veja as vantagens de usar SyOS na sua operação.
Sobre a SyOS
Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.
Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos.
Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.