Tudo sobre prevenção de perdas em supermercados

A prevenção de perdas em supermercados é uma estratégia fundamental para negócios que querem reduzir prejuízos e aumentar seus lucros. Isso porque atua em frentes como a garantia de conformidade com as regulamentações e o combate ao desperdício de alimentos.
A falta de investimentos nessa área significa aceitar a perda de parte significativa da receita do supermercado. Prova disso é que, de acordo com a Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro 2025, indica que, em 2024, o prejuízo no setor pode ter beirado os R$ 36,5 bilhões.
Ainda de acordo com a pesquisa, as seções que mais registram perdas nos supermercados são as flores (7,71%), rotisseria (6,11%), frutas, legumes e verduras (FLV) (6,10%), padaria e cafeteria (4,82%), carnes (3,75%), peixaria (3,15%) e demais perecíveis (2,39%).
Em comum, todas são áreas que oferecem produtos de alta perecibilidade e sensibilidade às variações de temperatura.
Para combater as perdas em supermercados, os gestores precisam conhecer suas causas e investir em metodologias e tecnologias de prevenção. Entenda como fazer isso neste guia de prevenção de perdas em supermercados da SyOS.
O que é prevenção de perdas em supermercados?

A prevenção de perdas em supermercados é uma postura proativa de adoção de processos e estratégias para reduzir ou eliminar prejuízos. Nesse contexto, as perdas podem ocorrer devido a erros operacionais, desperdícios, furtos, fraudes ou outros.
Além disso, uma perda é a diferença entre os números no sistema e o que de fato está no estoque ou na loja. Dessa forma, supermercados precisam implementar procedimentos e mudar comportamentos em todas as etapas das operações para reduzir as discrepâncias entre esses números.
Importância da prevenção de perdas em supermercados
Todos os anos, o setor supermercadista registra índices consideráveis de perda de itens. Ainda de acordo com o levantamento da Abrappe, em 2024, o índice de perda total representou 1,51%, com uma baixa de aproximadamente 3,82% em relação a 2023.
Em mercados, o índice chega a 3,30%, em supermercados, a 2,79%, e em hipermercados, 2,11%. Ou seja, são bilhões de reais que esses varejistas deixam de faturar todos os anos devido a perdas previsíveis ou imprevisíveis.
Dessa forma, os negócios que querem aumentar seu faturamento também devem investir na prevenção de perdas. Mesmo que não seja possível acabar de vez com elas, é possível reduzir os índices e incrementar os lucros.
Tipos de perdas em supermercados
Porém, para desfrutar de todos os benefícios da prevenção de perdas, em primeiro lugar é necessário entender como elas ocorrem no supermercado. As perdas no varejo podem ocorrer por motivos que vão desde furtos até falhas na cadeia de frio.
Além do impacto na lucratividade e na eficácia operacional, as perdas também afetam a imagem das empresas e sua capacidade de competir no mercado. Entenda melhor sobre os tipos de perda em supermercados:
Perdas previsíveis
É possível tomar ações para antecipar e atuar de maneira a prevenir esse tipo de perda. Os principais motivos de perdas previsíveis em supermercados incluem fatores como:
- Vencimento do prazo de validade: Ocorrem devido a erros em relação ao controle de prazos na gestão do estoque. 38,42% das perdas em supermercados em 2024 ocorreram por esse motivo. Para evitar, é possível organizar o armazém de acordo com a ordem de vencimento dos itens;
- Deterioração de alimentos: Ocorrem por armazenamento incorreto, erros na manipulação, falta de cuidado com a higiene e outros pontos. 16,93% das perdas ocorreram por isso.
Perdas imprevisíveis
Já essas ocorrem devido a situações inesperadas ou fora do controle direto da gestão do supermercado. Por exemplo:
- Furtos: Furtos feitos por clientes ou funcionários. Ocorrem devido a vulnerabilidades no sistema;
- Fraudes: Ocorrem devido à troca de etiquetas de produtos de maior valor por produtos de baixo valor. Normalmente, os clientes cometem esse tipo de fraude;
- Clientes que consomem mercadorias no interior do supermercado: Eles descartam a embalagem e não realizam o pagamento.
Portanto, existem diferentes fontes de perda, algumas são mais fáceis de evitar, outras requerem estratégias mais complexas.
Quebra operacional
As quebras operacionais são as perdas relacionadas ao manuseio, armazenamento ou exposição incorretos dos produtos. Essas situações geram danos que tornam os produtos impróprios para a venda.
De acordo com a pesquisa da Abrappe, esta é a maior causa de perdas em supermercado, chegando a 33,28% das ocorrências. Esse dado indica a importância do compartilhamento da responsabilidade pela qualidade dos produtos entre fornecedores, distribuidores e os próprios varejistas.
Perdas por má-refrigeração e perecibilidade
As perdas por má-refrigeração ocorrem devido a falhas no controle de temperatura. Esses erros afetam a qualidade de produtos perecíveis, como carnes, pescados, laticínios e outros. De acordo com o levantamento da Abrappe, esse tipo de perda representa 2,12% do total.
Já a perecibilidade está relacionada a alimentos preparados e produtos prontos, como os vendidos em rotisserias, que têm um tempo de vida útil curto. Esse tipo de item representa 16,93% das perdas em supermercados.
CONFIRA o ranking da ABRAS com os maiores supermercados do Brasil!
Ruptura: o que é e como afeta as vendas
A ruptura está relacionada à falta dos produtos nas prateleiras. Ou seja, quando um cliente vai até o estabelecimento em busca de um item e não o encontra.
Esse problema pode ocorrer devido a falhas no gerenciamento de estoque. Na prática, pode ser tanto por falhas em abastecer as gôndolas como por falhas no setor de compras. Fatores externos, como a sazonalidade e altas demandas também influenciam.
Ao analisarmos os dados das perdas em supermercados, percebemos que muitas vezes, elas ocorrem devido à gestão operacional. Prova disso são as causas de vencimentos que o ranking aponta:
- Excesso de compra – 26,77%;
- Exposição de produto sem respeitar o prazo de validade mais recente – 22,49%;
- Excesso de produção – 10,09%.
A ruptura pode causar diversos prejuízos tanto financeiros quanto para a imagem do estabelecimento. Para evitá-la, é necessário investir em ferramentas para tornar a gestão de estoque cada vez mais eficiente.
O papel do fiscal de prevenção de perdas nos supermercados
Os fiscais de prevenção de perdas possuem papel central na eficiência operacional dos supermercados. Isso porque eles são os responsáveis por identificar e mitigar diferentes origens de perdas.
Entre suas atribuições estão:
- Realizar auditorias regulares;
- Analisar dados de vendas e estoque;
- Supervisionar processos de recebimento e armazenamento de mercadorias;
- Monitorar sistemas de segurança (como CFTV e alarmes de acesso);
- Treinar equipes operacionais.
Como reduzir perdas em supermercados?

Agora que já traçamos um panorama do problema, vamos às possíveis soluções. Para otimizar a prevenção de perdas em supermercados, é fundamental adotar ferramentas e estratégias, como por exemplo:
1. Adotar um sistema de gestão de qualidade
Sistemas de gestão de qualidade ajudam a organizar o estoque com mais eficiência para garantir o controle do prazo de vencimento das mercadorias, por exemplo. Eles também contribuem para evitar perdas no recebimento, ajudam na criação de promoções e no acompanhamento de rebaixas de preços.
Esses sistemas ajudam a aumentar a qualidade da gestão e a reduzir as perdas de mercadoria do supermercado.
2. Realizar treinamentos com os colaboradores
O treinamento dos funcionários é fundamental, já que eles são a linha de frente para a prevenção de perdas. É importante instruir todos sobre as políticas e procedimentos de prevenção de perdas no supermercado, incluindo tópicos como:
- Manuseio adequado de mercadorias;
- Identificação de comportamentos suspeitos;
- Procedimentos de segurança;
- Processos de estoque;
- Técnicas de atendimento ao cliente.
Esses treinamentos ajudam a desenvolver uma cultura corporativa de consciência e responsabilidade compartilhadas sobre a prevenção de perdas.
3. Estabelecer metas de redução de perdas
Outra estratégia que contribui para a motivação e foco da equipe na prevenção de perdas é a definição de metas mensuráveis. É importante estabelecer alvos realistas, com base nas informações do histórico da empresa e em dados dos concorrentes. Também é importante revisá-las e ajustá-las conforme a implementação de novas tecnologias e estratégias.
4. Repensar o layout do supermercado
A estrutura física do supermercado influencia no comportamento de compra dos consumidores, e também pode cumprir um importante papel na prevenção de perdas.
Por exemplo, é possível dispor os corredores e seções de produtos de maneira a aumentar a visibilidade e o deslocamento dos clientes, com câmaras de segurança e dispositivos antifurto. Assim, é possível dificultar furtos e coibir comportamentos suspeitos.
A estrutura física dos espaços de armazenamento também ajudam a reduzir as perdas decorrentes de acondicionamento errado. Assim, é possível atuar de maneira efetiva, inclusive, na redução de perdas antes que os produtos cheguem às gôndolas.
CONFIRA DICAS de como expor hortifruti em supermercados!
5. Monitorar o ponto de venda
O ponto de venda é onde ocorre a maior parte das transações e interações com os consumidores. Por isso, este é um local crítico, que deve contar com rigorosas medidas de segurança.
Monitorar essa área continuamente ajuda a identificar e combater possíveis fontes de perda. Além disso, contribui para garantir a integridade das transações e a segurança dos clientes e colaboradores.
Outras ações para o controle de perdas
- Adoção de planogramas (plano de gôndola): Organização estratégica dos produtos nas prateleiras para otimizar o espaço e facilitar a reposição, reduzindo erros e desperdícios;
- Gerenciamento de estoque e inventários cíclicos: Controle contínuo e rotativo do estoque para identificar e corrigir falhas, garantindo a precisão dos registros e a disponibilidade de produtos;
- Checklists de qualidade para procedimentos de recebimento, estocagem, armazenagem e manuseio: Para assegurar que todos os processos sejam realizados corretamente, mantendo a qualidade e a integridade dos produtos;
- Fiscalização da qualidade de fornecedores: Avaliação constante dos fornecedores para garantir que entreguem produtos dentro dos padrões de qualidade, evitando problemas de perecibilidade e vencimento inesperados;
- Planos de manutenção preventiva para equipamentos e instalações: Para garantir o funcionamento adequado e evitar falhas que possam causar perdas.
Vantagens da prevenção de perdas no varejo
Os negócios que se dedicam ao combate de gargalos operacionais e à redução de extravios contam com diversas vantagens – muito além de uma simples redução de despesas. Conheça-as:
Redução de custos
Controlar o desperdício e inibir furtos é reduzir despesas extras com reposição de produtos, por exemplo. No hortifruti, por exemplo, ao monitorar o estoque, temperatura e manuseio, é possível reduzir as perdas por deterioração de alimentos e, consequentemente, os gastos.
DESCUBRA como otimizar a gestão de FLV em seu supermercado!
Investimentos mais direcionados
Evitar o desperdício de recursos é contar com dinheiro para investir em áreas estratégicas como:
- Expansão;
- Marketing;
- Otimização da infraestrutura;
- Aquisição de sistemas mais modernos;
- Criação de programas de fidelidade;
- Crescimento do negócio.
Melhoria na eficiência operacional
A otimização de processos passa pelo mapeamento de todas as etapas do fluxo de mercadorias. Com isso, é possível identificar falhas, corrigi-las de maneira preventiva e manter a operação eficaz.
Por exemplo, por meio de tecnologias de monitoramento de temperatura desde o recebimento até a exposição dos produtos, é possível controlar essa variável e evitar desperdícios. Com essa visibilidade, é possível tomar decisões mais confiáveis e tornar a operação mais ágil.
A importância do controle de temperatura em supermercados e atacarejos

O controle de temperatura em supermercados é fundamental para garantir a segurança e qualidade de produtos perecíveis. Monitorar e manter a temperatura correta desde o armazenamento até a exposição dos produtos é uma maneira de:
- Evitar desperdícios;
- Atender às exigências sanitárias;
- Garantir a satisfação dos clientes.
Alimentos como laticínios, carnes, frutas, legumes e verduras são muito sensíveis às variações de temperatura. Dessa forma, mesmo pequenas oscilações podem comprometer sua integridade, favorecendo a proliferação de micro-organismos e reduzindo a vida útil dos itens.
Além disso, com um controle rigoroso, é possível evitar perdas financeiras, reduzir desperdícios e otimizar a gestão do estoque no supermercado.
SyOS: tecnologia de prevenção de perdas em supermercados

A SyOS possui uma solução de monitoramento de temperatura inteligente, que mede a temperatura de forma automática e disponibiliza os dados em uma plataforma online. É possível acessar essas informações de qualquer lugar e a qualquer hora para evitar desperdícios.
Além disso, nossa ferramenta possui uma Inteligência Artificial (IA) que estuda o comportamento dos equipamentos. Ela emite alarmes não apenas para desvios de temperatura, mas também para mudanças no padrão de operação.
O sistema da SyOS tem funcionalidades específicas para prevenir perdas em supermercados e melhorar o índice de eficiência operacional das lojas. Não espere mais: agende sua demonstração grátis e comece a prevenir perdas no seu supermercado com nossa Inteligência Artificial.
5 pontos essenciais sobre a prevenção de perdas em supermercados
A prevenção de perdas em supermercados é estratégia essencial para garantir a sustentabilidade e a rentabilidade do negócio. Além disso:
- As perdas representam cerca de 3% de impacto no faturamento de varejistas
De acordo com os dados da Abrappe, afetam supermercados, hipermercados, atacadistas e todo o setor; - As perdas podem ser previsíveis ou imprevisíveis
Para evitar as primeiras, os gestores podem criar planos de ação e treinamentos. Para as segundas, é necessário adotar estratégias de contenção de danos; - Uma gestão estratégica pode combater as perdas em supermercados
Com medidas proativas e ferramentas tecnológicas, é possível reduzir os prejuízos e melhorar os resultados; - A má refrigeração é um ponto crítico para supermercados
Lidar com produtos perecíveis exige cuidados e monitoramento constante para evitar deteriorações; - Monitorar a temperatura constantemente é essencial para garantir a segurança dos alimentos
Por meio de sistemas como a SyOS, é possível evitar variações e atuar de maneira preventiva.
Conheça a solução da SyOS para supermercados e transforme a prevenção de perdas em sua operação!
Confira outras dicas de como otimizar a gestão em seu supermercado no blog da SyOS!
Sobre a SyOS
Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.
Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos.
Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.