Perecíveis: você sabe o que levou para casa?
Você chega ao supermercado, abre os freezers e começa a encher o carrinho de compras com produtos perecíveis, congelados e que dependem de acondicionamento adequado de temperatura. Com isso, surge um questionamento que intriga muita gente: o que estou levando para casa realmente tem qualidade? Como posso saber?
Essas questões são difíceis de serem respondidas, especialmente porque muitos não conhecem o processo de transporte e armazenamento de alimentos que precisam de um rígido monitoramento de temperatura. E isso não é só sobre consumidores; alguns profissionais que atuam em cada um dos elos da cadeia, muitas vezes desconhecem as boas práticas. Mas o fato é que tudo depende da fiscalização e o compromisso de cada um com a integridade do alimento para que você leve o melhor à sua mesa.
Em busca de solução
E se houvesse um modo de fiscalizar como os alimentos são mantidos, se a temperatura e umidade são adequadas ou não, seja para o que você vai produzir, transportar, armazenar ou consumir? Sim, isso já existe. A tecnologia evoluiu bastante e hoje equipamentos e sistemas são capazes de monitorar a temperatura dos alimentos, seja na indústria, dentro de um caminhão, no armazenamento ou no freezer do supermercado que você escolhe para fazer suas compras.
Essa tecnologia que ajuda a garantir integridade dos alimentos para o consumidor e todo o setor de comercialização de produtos que precisam de monitoramento de temperatura é composta por um equipamento instalado no local onde são armazenados os alimentos, que atua no monitoramento exato da temperatura e registra todo o histórico da conservação do produto, além de emitir alertas caso a temperatura ou umidade estejam longe do ideal.
Como a tecnologia ajuda na garantia da qualidade dos alimentos?
Simples: através da gestão. A tecnologia da SYOS serve como uma ferramenta importante para manter os produtos sob a umidade e temperatura adequadas. Nossos sensores não demandam muito investimento na infraestrutura dos espaços e caminhões, já que são simples de serem instalados e os dados captados também podem ser baixados via relatório para ajudar indústria, distribuição, transporte e PDV a comprovar sua adequação às legislações e evitar multas dos órgãos sanitários durante uma fiscalização.
Usar a tecnologia para monitoramento de temperatura é trabalhar com inteligência para garantir o melhor aos consumidores e clientes da cadeia de alimentos. As soluções da SYOS proporcionam transparência para o processo de conservação de produtos congelados ou resfriados, pois todo o histórico é registrado e alertas são emitidos em caso de irregularidades. É uma ferramenta relevante para o fornecedor, transportador, distribuidor e principalmente para o consumidor final.
Sobre a SyOS
Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.
Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos.
Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.