Conheça os alarmes de temperatura SyOS com Inteligência Artificial para prevenção de perdas

A prevenção de perdas é uma preocupação recorrente de empresas que lidam com produtos perecíveis e sensíveis à temperatura, sejam eles alimentos como carnes e laticínios ou produtos farmacêuticos como vacinas e demais termolábeis. 

Por conta disso, uma das responsabilidades das equipes de gestão da qualidade é a criação de procedimentos de controle de temperatura e de controle de risco.

O objetivo dessas atividades é contornar situações que podem comprometer a qualidade dos produtos e, em casos mais graves, causar seu descarte. 

Digitalização do controle de temperatura 

Uma das alternativas para tornar a gestão da qualidade mais eficaz é a digitalização do monitoramento de temperatura. Ao implementar um sistema digital automatizado, a gestão da qualidade se torna madura o suficiente para analisar informações de monitoramento e desenvolver uma inteligência de dados a partir disso. 

Um exemplo de solução digitalizada é o sistema de monitoramento de temperatura da SyOS, que emite alertas de temperatura e utiliza Inteligência Artificial para acompanhar os dados de temperatura ao longo do tempo. 

Se você quer entender melhor as vantagens do sistema SyOS e como funcionam nossos alarmes de temperatura com Inteligência Artificial, continue a leitura desse guia. 

Conheça os 3 tipos de alarme de temperatura SyOS para gestão de riscos e prevenção de perdas 

O alarme de temperatura da SyOS permite que as empresas saibam quando um produto congelado ou refrigerado está em risco ou se há uma queda de rendimento nos equipamentos. 

Além disso, as equipes envolvidas nesses processos conseguem reduzir processos manuais ao mesmo tempo que ganham um assistente digital que trabalha constantemente no controle de perdas: nossa Inteligência Artificial. 

Veja abaixo nossos três tipos de alarmes de temperatura que ajudam profissionais de gestão de qualidade e fiscais de prevenção de perdas a monitorar suas operações. 

1) Alarme de temperatura com Inteligência Artificial SyOS 

O alarme de temperatura com inteligência artificial da SyOS funciona através de uma técnica de aprendizado de máquina chamada autoencoder ou codificador automático. 

Mas o que isso significa? 

Um autoencoder é uma tecnologia capaz receber dados de monitoramento e aprender a analisá-los sozinha ao longo do tempo. 

A partir desse aprendizado, a inteligência artificial da SyOS passa a reconhecer padrões de comportamento de um equipamento como um freezer ou uma geladeira. 

E o mais importante: como nossa IA conhece o padrão de cada equipamento, ela também perceber quando há desvios de padrão que podem representar risco aos produtos. 

Para saber mais detalhes sobre como a inteligência artificial da SyOS funciona, confira esse vídeo com a explicação do time de dados da SyOS

VEJA TAMBÉM:  7 produtos que podem ser monitorados com o sistema de alarme de temperatura SyOS 

2) Alarme de tempo e temperatura SyOS 

O alarme de tempo e temperatura da SyOS é um recurso que pode ser customizado para atender aos critérios de cada cliente. 

Nessa funcionalidade, basta informar dois parâmetros para a ativação dos alarmes: 

Parâmetro 1: faixa de temperatura padrão (referência) 

A faixa de temperatura padrão é um parâmetro definido pelo cliente com base no tipo de produto que será monitorado. 

Por exemplo: para produtos resfriados, a faixa de referência pode ir de 4°C a 8°C. 

Além disso, o parâmetro temperatura pode estar associado a uma margem de segurança para a prevenção de perdas. 

Como funciona a margem de segurança para excursões de temperatura: 

A margem de segurança funciona como uma folga para a faixa padrão de temperatura. 

Por exemplo: se a margem de segurança é de ±2° para uma faixa de referência entre 4°C a 8°C, a temperatura pode chegar a 10° ou a 2°C por um breve período sem o disparo de alarme. 

É importante destacar que a margem de segurança pode ter valor zero (0), ou seja, mantendo uma restrição intolerante para excursões de temperatura fora da faixa de referência padrão. 

Esse recurso é fundamental para a prevenção de perdas e deve ser considerado na hora da elaboração dos procedimentos padronizados de controle de temperatura. 

Parâmetro 2: tempo de exposição permitido além da margem de segurança 

Esse parâmetro representa o tempo em que um produto pode ficar submetido a uma temperatura fora da faixa de referência a depender de suas características. 

Entenda melhor a relação entre os parâmetros tempo e temperatura a seguir. 

Veja um exemplo de parametrização de tempo e temperatura 

No exemplo abaixo, você pode conferir os parâmetros definidos para a armazenagem de um produto congelado em freezer.

Exemplo de parametrização:

  • Faixa de referência: entre -18°C e -30°C com margem de segurança de ±4°C; 
  • Tempo permitido em excursões de temperatura dentro da margem de segurança: 30 minutos 
Situações que não terão alarme de produto em risco: 

Situação 1: excursão de temperatura chegando a -10°C por 25 minutos.  

Nesse exemplo, a margem de segurança é rompida a partir dos -14°C, ativando o timer para a prevenção de perdas e desvios de qualidade. Entretanto, como essa excursão não supera o limite de 30 minutos, não há disparo de alarme. 

Situação 2: excursão de temperatura chegando a -34°C por 60 minutos.  

Nesse caso, a excursão fica dentro da faixa padrão. Por isso, o timer de 30 minutos não é acionado e não há alarme de produto em risco. 

Situação que terá alarme de produto em risco: 

Situação 1: excursão de temperatura chegando a -10° por 31 minutos. 

Nessa situação, a margem de segurança é ultrapassada, iniciando o trabalho do timer. Após 30 minutos, o alarme será disparado, permitindo que os profissionais responsáveis hajam a tempo para evitar perdas e desvios de qualidade. 

Para conferir mais detalhes sobre o alarme de tempo e temperatura da SyOS, confira o vídeo do time de dados da SyOS

SAIBA MAIS: Prevenção de perdas com alarme de temperatura SyOS: 3 produtos que podem ser salvos 

3) Status de saúde dos equipamentos SyOS 

A funcionalidade de saúde dos equipamentos da SyOS faz uma representação visual dos equipamentos monitorados com seu status atual. Veja abaixo os recursos disponíveis: 

Mapa da operação 

Exibe os equipamentos que estão sendo monitorados na planta do ambiente. 

Ícones e legendas 

A sinalização por ícones identifica o tipo de equipamento monitorado em cada operação: 

  • Câmaras frias: sinalizadas com um quadrado. 
  • Freezers e balcões: sinalizados com um círculo. 

Sinalização em cores 

A cores sinalizam o status de cada equipamento, veja como funciona: 

  • Verde: equipamento funcionando normalmente; 
  • Amarelo: equipamento em baixo rendimento (temperatura até 7°C acima da faixa padrão nos últimos 4 dias); 
  • Marrom: equipamento em rendimento crítico (temperatura acima de 7°C acima da faixa padrão nos últimos 4 dias) — recurso importante para a prevenção de perdas e a atuação da manutenção preditiva ou preventiva
  • Vermelho: alarme de produto em risco ativo no equipamento — recurso importante para a prevenção de perdas e ativação de planos de contingência. 

Veja mais detalhes sobre a funcionalidade de saúde dos equipamentos SyOS no vídeo abaixo: 

APRENDA MAIS: Por que trocar seu termômetro digital pelo sistema com alarme de temperatura SyOS? 

[Demonstração gratuita] Veja na prática os alarmes de temperatura SyOS 

alarmes de temperatura

A SyOS é uma startup que desenvolve tecnologia de controle e monitoramento de temperatura para empresas que querem aperfeiçoar seu sistema de gestão da qualidade e seus planos de gestão de risco e prevenção de perdas. 

Veja abaixo os pilares que sustentam nosso sistema de alarmes de temperatura: 

  1. Automação e Internet das Coisas: com o uso de sensores automáticos, as empresas reduzem ou eliminam processos manuais, garantindo um processo de medição mais eficaz e seguro; além disso, os dispositivos conectados à internet permitem monitorar temperatura com dados em tempo real e acessíveis de forma local ou à distância. 
  1. Inteligência de dados: com uma plataforma de gestão de online, gestores têm acesso a indicadores relevantes sobre suas operações para uma tomada de decisão baseada em dados. 
  1. Alarmes integrados a uma Inteligência Artificial: o sistema alarmístico da SyOS funciona como um assistente digital que analisa os dados de monitoramento 24 horas por dia, otimizando a tarefa de gestão e beneficiando ações de contingência. 

Quer saber mais detalhes sobre nosso sistema de monitoramento com alarmes de temperaturas para empresas do setor farmacêutico e do setor alimentício

Fale com um especialista SyOS e receba sua demonstração gratuita. 

Sobre a SyOS

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução. 

Leave a Comment