Indicadores de temperatura: os dados mais relevantes para a gestão do frio 

O monitoramento e o controle de temperatura na cadeia do Flfrio são atividades que ocorrem durante o transporte e o armazenamento de uma série de produtos – como alimentos e seus ingredientes, vacinas e medicamentos, e até mesmo produtos químicos.  O objetivo dessas atividades é acompanhar as variações de temperatura dos produtos para saber se elas comprometem ou não sua qualidade e segurança, por isso é importante acompanhar os dados coletados sobre essas variações em cada elo da Cadeia do Frio.

O que são KPIs de temperatura 

Os KPIs – do inglês Key Performance Indicators – são indicadores-chave que trazem informações relevantes que permitem entender o funcionamento de uma operação de controle e monitoramento de temperatura. Através desses dados, tanto a gestão quanto a manutenção conseguem ganhar mais eficiência em suas atividades para garantir a qualidade e a segurança dos produtos refrigerados ou congelados

Abaixo você confere os principais indicadores para uma gestão eficiente da temperatura: 

  • Faixa de temperatura aceitável: esse indicador define em que faixa de temperatura – mínima, máxima e ótima – um produto específico pode ser armazenado para que suas propriedades sejam preservadas.
  • Tempo de exposição fora da faixa aceitável: é o indicador que mede o tempo total em que um produto ficou fora da faixa aceitável de temperatura. Informa se essa exposição foi curta ou prolongada e permite entender o nível de comprometimento que essa exposição pode ter causado à qualidade do produto. 
  • Frequência de exposição fora da faixa aceitável: é um indicador ligado ao tempo de exposição fora da faixa de temperatura aceitável, mas informa com que frequência isso acontece e também traz dados importantes sobre o possível comprometimento de produtos. 
  • Tempo de recuperação: informa o tempo que um produto levou para retornar à temperatura ideal após uma exposição a uma faixa de temperatura inadequada. 
  • Tempo de armazenamento na faixa aceitável: informa o tempo total em que um produto ficou armazenado dentro da faixa de temperatura adequada. É um indicador que permite avaliar a eficiência de diversas medidas que são tomadas para que o produto não seja exposto a faixas de temperaturas inadequadas. 

Boas Práticas no uso de KPIs de temperatura para uma gestão eficiente do frio 

Implementar uma operação de monitoramento de temperatura, seja no setor alimentício ou no setor de fármacos, é só o primeiro passo para exercer uma gestão mais eficiente de produtos perecíveis. Por isso é importante saber como definir os KPIs certos e também como analisá-los, seja para implementar medidas corretivas ou para tomar decisões estratégicas nos rumos dos negócios. 


Sobre a Syos

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução. 

Leave a Comment