Como a SyOS monitora temperatura nos equipamentos de uma empresa
O monitoramento com IoT (Internet of Things) é uma maneira sofisticada de controlar temperatura e umidade em empresas que cuidam diariamente de produtos perecíveis, sejam elas supermercados, farmácias, indústrias, hospitais ou serviços de alimentação.
Para muitos profissionais desses segmentos a IoT pode ser um conceito nebuloso, mas a função desse tipo de tecnologia é simples: conectar dispositivos à internet para que forneçam dados em tempo real.
Mas por que monitorar temperatura com Internet das Coisas?
A resposta é: porque os dados obtidos com a IoT são um atalho para oferecer serviços melhores. Com eles, as empresas aceleram o trabalho analítico e conseguem resolver gargalos com rapidez, otimizando o uso de recursos.
Algumas vantagens de usar IoT nas empresas são o aumento de produtividade entre 20% e 30% (McKinsey), a capacitação para tomar decisões guiadas por dados e indicadores de desempenho, assim como a antecipação de “problemas invisíveis”, como a queda gradual na eficiência de equipamentos ou falhas em momentos em que não há equipes no local.
Se você quer saber como a IoT pode ser implementada no controle de temperatura, veja neste post como é o projeto de monitoramento online da SyOS.
Conheça o projeto de monitoramento SyOS

A SyOS conecta as empresas e traz uma visão analítica e preventiva para a gestão de temperatura.
Nosso projeto de monitoramento é moldado às particularidades de cada cliente desde a instalação até o acompanhamento e gerenciamento contínuo. Entenda melhor essas etapas a seguir.
1ª etapa: mapeamento de ambiente / site survey

O site survey é uma análise técnica do local a ser monitorado. Esse mapeamento permite conhecer as particularidades do ambiente para definir como a instalação do sistema será conduzida.
1.1 Diagnóstico do site survey
O diagnóstico do site survey gera um mapa com os pontos de monitoramento e a infraestrutura de hardware necessária para transmitir os dados com segurança e eficácia.

Veja como é feita a distribuição dos dispositivos.
a. Definição de pontos de monitoramento e da quantidade de sensores
Cada equipamento de refrigeração será um ponto de monitoramento. Em casos como o das câmaras frias de grande porte, podem ser instalados múltiplos sensores, conforme indicado no site survey.

b. Definição da quantidade de repetidores/nodes
Esses dispositivos têm o papel de intermediar a transferência de dados entre os sensores e o gateway. Eles são posicionados estrategicamente e têm raio de cobertura entre 15 e 20 metros, mesmo em ambientes com barreiras.

c. Definição da quantidade de gateways
O gateway recebe os dados dos repetidores e os envia para o servidor em nuvem. Ele tem um raio de cobertura de até 60 metros, considerando possíveis barreiras físicas.

2. Segunda etapa: instalação e operação conectada

Após a conclusão do mapeamento, ocorre a instalação dos dispositivos. Os sensores da SyOS são calibrados com alta precisão e podem operar em diferentes faixas de temperatura — congelamento, resfriamento ou ambiente conforme as características de cada equipamento monitorado.
2.1 Veja qual é o nível de precisão dos sensores SyOS
Beacon T (sensor de temperatura)
- ± 0,1°C de acurácia.
- Calibrado para três faixas de temperatura distintas (-30°C / 0°C / 30°C).
- Grau de proteção equivalente a IP 67 (sólidos e líquidos).
- Certificado de calibração emitido por laboratório acreditado pela RBC.
Beacon TH (sensor de temperatura e umidade)
- ± 0,2°C e 2% UR de acurácia.
- Calibrado para três faixas de temperatura e umidade distintas (0°C / 20°C e 40°C e 30% / 60% / 0% UR).
- Grau de proteção equivalente a IP 67 (sólidos e líquidos).
- Certificado de calibração emitido por laboratório acreditado pela RBC.
SAIBA MAIS: 6 motivos para usar o sensor inteligente SyOS no lugar do termômetro ou data logger
2.2 Entenda as faixas de calibração dos sensores
A faixa de calibração é a exata condição na qual os sensores foram testados para garantir precisão máxima. Já a faixa de operação reflete as condições de operação dos sensores.
3ª etapa: gestão da temperatura e monitoramento contínuo

Por fim, o sistema começa a operar e o cliente começa a receber os dados de temperatura online em tempo real. A plataforma de gestão SyOS pode ser acessada por vários usuários com permissões distintas: gestores e operadores.
Veja abaixo os principais painéis de gestão disponíveis para esses dois níveis de acesso.
3.1 Visão gerencial: para gestores de diferentes segmentos
Os usuários gerenciais têm acesso a dashboards personalizados para seu segmento:
- Dashboard para redes de supermercados: foca em indicadores de desempenho, alarmes e de eficácia de equipamentos;
- Dashboard para redes farmacêuticas: traz indicadores de conformidade e qualidade;
- Dashboard para centros de distribuição: foca na conformidade por unidade de CD e por equipamento.
Veja abaixo mais detalhes sobre as funcionalidades de cada segmento.
a. Dashboard gerencial — Redes de supermercados
O dashboard traz os principais números da operação (quantidade de lojas e equipamentos monitorados) e painéis específicos com indicadores de alarmes, eficiência operacional e eficiência de câmaras frias ou demais equipamentos.

O painel de eficiência operacional, por exemplo, exibe um ranking de lojas de acordo com sua eficiência operacional, além de trazer indicadores de tempo de resposta aos alarmes e de agilidade da manutenção.

b. Dashboard gerencial — Redes farmacêuticas
O dashboard para o setor farmacêutico traz os principais números da operação, como o total de unidades, ambientes e pontos de medição. Além disso, o painel traz indicadores de conformidade total da operação e por unidade.

c. Dashboard gerencial — Centros de distribuição e serviços logísticos
O dashboard para centros de distribuição tem foco na conformidade, exibindo índices gerais da operação, por unidade de CD e por equipamento (com foco em câmaras frias).

Além dos dashboards gerenciais, todos os gestores têm acesso aos menus de sensores, alertas, planta da operação, alarmes e relatórios. Conheça essas funções abaixo.
3.2 Visão de usuário: menus para demais profissionais
Na visão de usuário, os profissionais têm acesso a menus específicos para gerenciar sensores, alarmes e relatórios. Veja como são:
- Menu de Sensores: exibe todos os sensores com dados de temperatura atual, faixa de referência, status de eficiência e alarmes.

- Menu de mapa da operação e mapa da unidade: exibe um mapa com todas as unidades de negócio monitoradas. Além disso, permite ver a planta de cada unidade com equipamentos/ambientes monitorados, alarmes e status de eficiência.

- Menu de Alarmes ativos: o painel de gerenciamento de alarmes exibe todos os alarmes ativos e permite fazer o registro de tratativas dadas pelas equipes operacionais (qualidade, manutenção, entre outros).

- Menu de Relatórios: permite gerenciar, personalizar e emitir relatórios para controle interno ou fiscalizações.

AVALIE: 8 motivos para começar a usar SyOS no controle de temperatura
[Demonstração gratuita] Teste o monitoramento online da SyOS
Quer testar nosso sistema IoT? Agende uma demonstração gratuita e descubra como a SyOS pode ajudar a sua empresa a monitorar temperatura com muito mais eficiência.
Sobre a SyOS
Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.
Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos.
Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.