Controle de temperatura na gestão da qualidade

A temperatura é uma das variáveis que mais impactam na qualidade dos produtos perecíveis. É por essa razão que o controle de temperatura é uma das atividades mais importantes para gestão da qualidade em serviços que lidam com alimentos ou medicamentos. 

As consequências de uma má gestão da temperatura são variadas: perda e descarte de estoques, perda de eficácia de medicamentos, assim como a redução das características que conferem qualidade aos produtos — como textura e sabor. 

Hoje, segundo uma pesquisa da Abrappe, 8,97% das perdas por quebras operacionais no varejo brasileiro são causadas por má refrigeração.  

Em alguns casos, perdas de qualidade e descarte de produtos levam a consequências graves, como multas, autuações e a perda de confiança de clientes e parceiros comerciais. 

Se você quer entender o impacto do controle de temperatura na gestão da qualidade de alimentos e medicamentos, confira esse guia SyOS

Como é um controle de temperatura eficaz? 

controle de temperatura

A atividade que chamamos de “controle de temperatura” é, na verdade, um processo que tem várias etapas, e todas elas contribuem de forma relevante para um resultado positivo na gestão da qualidade.

Veja as etapas que compõem o controle de temperatura:

  • A etapa de instalações físicas, por exemplo, envolve a implementação de equipamentos, controladores, termostatos, salas de máquina, entre outras soluções. Isso garante o funcionamento de câmaras frias, freezers, balcões e refrigeradores científicos, assim como o funcionamento de veículos e caminhões refrigerados;
  • Já a etapa de monitoramento de temperatura consiste em medir, registrar e acompanhar informações sobre os equipamentos e os ambientes de armazenagem dos produtos perecíveis;
  • A etapa de gestão da temperatura, por sua vez, envolve o estudo de dados e indicadores de temperatura ao longo do tempo. Esse processo analítico permite detectar tendências e padrões de comportamento que podem orientar melhorias contínuas, assim como reparos e manutenções. 

Com equipamentos, sistemas e processos eficientes para o controle de temperatura, as equipes devem integrar técnicas de gestão da qualidade como o 5w2h, a carta de controle e o diagrama de Ishikawa para planejar sua atuação. 

Além disso, o controle de temperatura deve vir acompanhado de uma reestruturação de processos através da criação de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e de planos de contingência e de gerenciamento de risco, e também do treinamento das equipes operacionais que executarão as atividades. 

Quando essas atividades são desempenhadas corretamente, as operações melhoram sua produtividade. Entretanto, quando o controle de temperatura não é eficaz, os problemas começam a aparecer, gerando um efeito cascata em toda a cadeia de distribuição. 

Como o controle de temperatura impacta a cadeia de frio alimentícia e farmacêutica 

cadeia do frio

A cadeia de frio é formada por elos como indústrias, distribuidoras, armazéns, serviços e pontos de vendas, e todos são conectados pelo trabalho das transportadoras. 

O controle de temperatura deve ser contínuo entre cada elo. Por isso, as empresas recorrem a sistemas informatizados/computadorizados para digitalizar o monitoramento da temperatura e otimizar a troca de informações entre parceiros. 

Veja abaixo como o desafio de manter a integridade dos produtos perecíveis impacta no trabalho de profissionais do setor farmacêutico. 

Temperatura no controle de qualidade de medicamentos 

O controle de temperatura de medicamentos é uma responsabilidade compartilhada entre diversos profissionais, incluindo gestores e analistas da qualidade, farmacêuticos e analistas de validação de sistemas. 

Esses profissionais trabalham juntos para garantir que os sistemas utilizados para monitorar e controlar a temperatura sejam confiáveis e operem corretamente. 

Um exemplo de atividade que impacta nesse processo é a de validação dos sistemas de monitoramento de temperatura, que é um pré-requisito regulatório exigido pela Anvisa. 

A validação assegura que os sistemas funcionem corretamente e mantenham os medicamentos dentro das faixas de temperatura especificadas, prevenindo o comprometimento de sua eficácia e segurança. 

Para entender melhor o nível de perecibilidade dos medicamentos, veja abaixo quais são as faixas referenciais para alguns produtos farmacêuticos. 

Perecibilidade de medicamentos termolábeis 

  • Temperatura de termolábeis: devem ser armazenados na faixa de temperatura entre 2ºC e 8ºC em refrigerador/geladeira específicos para produtos farmacêuticos. Os medicamentos biológicos também ficam na faixa de temperatura para termolábeis, mas a faixa especificada pode ter alterações conforme orientações dos fabricantes. 
  • Temperatura de vacinas: para garantir a qualidade das vacinas, a temperatura em geladeira ou no transporte na rede de frio deve ficar entre 2ºC e 8ºC, a mesma faixa para produtos termolábeis. Entretanto, há vacinas que podem ser congeladas e devem ser armazenadas em freezers científicos com temperaturas negativas. 
  • Temperatura de insulina: a insulina também deve ser mantida na faixa de temperatura entre 2ºC a 8ºC, já que se trata de um produto termolábil. 

Temperatura no controle de qualidade de alimentos 

O controle de temperatura de alimentos também envolve a colaboração de gestores e analistas da qualidade, de fiscais de prevenção de perdas em lojas e de outros profissionais responsáveis pela segurança dos produtos alimentícios. 

Alguns alimentos são particularmente sensíveis às variações de temperatura, como carnes, laticínios, pescados e a categoria de FLV, que inclui frutas, legumes e vegetais. 

Esses itens necessitam de condições de refrigeração específicas para manter sua frescura e evitar a proliferação de microrganismos.

Perecibilidade de carnes, pescados e laticínios 

Confira as faixas de temperatura recomendadas para garantir a boa refrigeração de carnes, pescados e laticínios segundo o Manual de Boas Práticas de manipulação de alimentos da prefeitura de São Paulo. 

Recomendações gerais: 
  • Temperatura para congelados: abaixo de -12°C; 
  • Temperatura para pescados resfriados: até 3°C ou conforme recomendação do fabricante; 
  • Temperatura para carnes e derivados resfriados crus: 7°C ou conforme recomendação do fabricante; 
  • Demais produtos resfriados (recomendação generalista): até 10°C ou conforme recomendação do fabricante. 
Faixas de temperatura para produtos pré-preparados sob refrigeração: 
  • Temperatura de carnes bovina, suína, aves e seus produtos manipulados crus: máximo de 4°C por até 3 dias; 
  • Temperatura de pescados e seus produtos manipulados crus: máximo de 2°C por até 3 dias; 
  • Frutas, verduras e legumes higienizados, fracionados ou descascados: máximo de 5°C por até 3 dias; 
  • Temperatura de frios e embutidos fatiados, picados ou moídos: máximo de 4°C por até 3 dias; 
  • Temperatura de sobremesas e outras preparações com laticínios: acima de 4°C e até 6°C por até 2 dias; ou então, acima de 6°C e até 8°C por somente 1 dia. 

Como controlar a temperatura com sistemas de monitoramento 

temperatura de alimentos

Os métodos de monitoramento de temperatura variam de técnicas manuais a sistemas completamente automáticos e online. 

Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens de cada um: 

  • monitoramento de temperatura manual: utiliza termômetros infravermelhos (pistola infravermelha) e requer medições locais em vários períodos do dia. A precisão das leituras depende da frequência e do modo como os operadores medem a temperatura;
  • monitoramento de temperatura semiautomático: utiliza termômetro digital ou data logger de temperatura com memória interna. Esses dispositivos não exigem medições locais constantes, mas é necessário retirar manualmente os dados registrados para análise posterior; 
  • monitoramento de temperatura automático e online: executa a medição e o registro de temperatura de forma automática. Esse tipo de sistema integra dispositivos conectados à internet (IoT – Internet das Coisas) com serviços em nuvem, permitindo a consulta e a análise dos dados em tempo real. Isso proporciona mais segurança sobre os dados obtidos e torna o controle de temperatura mais eficaz — esse é o caso do sistema SyOS de monitoramento online com sensores inteligentes

Veja como são os sensores inteligentes SyOS para monitoramento de temperatura e umidade 

O sistema de monitoramento SyOS é automático e online porque usa sensores inteligentes de temperatura e umidade conectados à internet. Conheça nossos sensores: 

Beacon T — Sensor de temperatura inteligente 

sensor de temperatura

O beacon T é um sensor de temperatura online com acurácia de ± 0,1ºC. 

O dispositivo sem fio tem certificado de calibração e tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) que proporciona bateria de longa duração (até 5 anos). 

Pode ser usado para o monitoramento de temperatura nos setores alimentício e farmacêutico. 

Beacon TH — Sensor de temperatura e umidade inteligente 

monitoramento de temperatura

O beacon T é um sensor de temperatura e umidade online com acurácia de 0,2°C e 2% RH. 

O dispositivo sem fio também conta com certificado de calibração e tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) que proporciona bateria de longa duração (até 5 anos). 

Pode ser usado para o monitoramento de temperatura e umidade nos setores alimentício e farmacêutico. 

VEJA TAMBÉM: 6 motivos para usar sensor inteligente SyOS e abandonar tecnologias antigas 

Veja como os beacons SyOS se conectam à plataforma de gestão de dados em tempo real 

solução SyOS
  • Sensor sem fio conectado à internet: monitora temperatura e umidade de forma automatizada, proporcionando maior eficiência operacional. 
  • Dados em nuvem: ficam visíveis em tempo real, garantindo rastreabilidade e informações seguras. 
  • Inteligência Artificial: nossa IA é uma assistente que analisa os dados 24 horas por dia e emite alertas aos detectar variações que podem comprometer a qualidade dos produtos. Está disponível para alguns modelos operacionais. 
  • Dashboard, indicadores e Business Intelligence (BI): a plataforma de gestão da temperatura SyOS traz dados e indicadores importantes para controle de qualidade, auxiliando na prevenção de perdas, na apresentação de dados a parceiros e fiscalizações e na manutenção preventiva e preditiva. 

Serviços e equipamentos que podem ser monitorados com sistema SyOS 

O sistema SyOS é uma solução completa para o monitoramento e controle de temperatura em diversas aplicações, desde as indústrias, passando pelo transporte refrigerado, até os serviços e os pontos de venda. Veja como:

Transporte refrigerado 

Operadores logísticos, serviços de transporte de medicamentos e alimentos, assim como transportadores de cargas refrigeradas podem se beneficiar significativamente do monitoramento online. 

Exemplos de veículos que podem ser monitorados com SyOS: 

  • Caminhão refrigerado 
  • Fiorino refrigerada 
  • Baú refrigerado 
  • Caixas de transporte 

Setor farmacêutico 

Farmácias, drogarias, distribuidoras, indústrias e serviços de saúde (clínicas, laboratórios e hospitais) também podem implementar um monitoramento rigoroso de temperatura e umidade em suas operações. 

Exemplos de equipamentos e ambientes monitorados com SyOS: 

  • Câmara fria 
  • Refrigerador/geladeira científica 
  • Refrigerador/geladeira de vacinas 
  • Salas de vacinas 
  • Salas de estocagem 

VEJA MAIS: Controle de temperatura e umidade em farmácias 

Setor alimentício 

Supermercados, padarias, açougues, frigoríficos, indústrias alimentícias, food service e restaurantes também podem monitorar temperatura em tempo real com dados online.  

Equipamentos que podem ser monitorados com SyOS no setor de alimentos: 

  • Vitrine refrigerada 
  • Câmara refrigerada 
  • Container refrigerado 
  • Balcão refrigerado 
  • Expositor refrigerado 
  • Expositor vertical refrigerado 
  • Salas e ambientes produtivos refrigerados 
  • Salas limpas com controle de temperatura 

SyOS: sistemas de monitoramento online para controle de temperatura 

controle de qualidade

Se sua operação quer transformar o controle de temperatura com dados disponíveis online e sem processos manuais, conheça as vantagens da solução farmacêutica e da solução alimentícia SyOS. 

Dados online: acesso instantâneo 

No sistema de monitoramento SyOS, os dados de temperatura podem ser acessados instantaneamente, seja via acesso local ou remoto. 

Ou seja, é possível verificar as condições térmicas dos produtos em tempo real de qualquer local com acesso à internet.

Essa conectividade facilita a tomada de decisões rápidas e baseada em dados reais, garantindo que qualquer desvio de temperatura seja identificado e corrigido rapidamente. 

Sem processos manuais: eficiência e foco estratégico 

Um dos diferenciais da solução SyOS é a redução de processos manuais. 

Com menos tempo gasto em medições e registros manuais de temperatura, a eficiência operacional aumenta, permitindo que os funcionários concentrem seus esforços em atividades que geram mais valor ao negócio. 

Alarmes de produto em risco: assistente 24h contra perdas 

perda de produtos

Os alarmes de temperatura SyOS disparam sempre que há variações perigosas na temperatura dos equipamentos. 

O sistema trabalha 24 horas por dia acompanhando as variações de temperatura e umidade, permitindo que as equipes de gestão da qualidade e manutenção saibam de eventos que representam riscos mesmo no período noturno e nos fins de semana. 

CONHEÇA: Alarmes de temperatura SyOS com inteligência artificial 

Registro seguro: segurança em fiscalizações e autoinspeções 

A segurança dos dados é uma prioridade em qualquer sistema de monitoramento moderno. No sistema SyOS, os registros de temperatura são armazenados em nuvem. 

Isso traz muitas vantagens operacionais, como um controle rigoroso de acesso, evitando alterações não autorizadas, assim com o registro prologando dos dados por até 5 anos, garantindo que a operação tenha um histórico completo e acessível sempre que necessário. 

A segurança no armazenamento também traz mais tranquilidade em relação ao cumprimento de normas regulatórias, como as RDCs 430, 653 e 658 da Anvisa, que exigem o registro rastreável dos dados. 

Agora veja como funciona na prática: agende sua demonstração gratuita do sistema de monitoramento e controle de temperatura SyOS. 

Veja como funciona o monitoramento de temperatura e umidade em tempo real SyOS 

Sobre a SyOS

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução. 

Leave a Comment