Logística Integrada: o que é, como funciona e por que é essencial

Logistica Integrada

A logística integrada conecta todas as pontas da cadeia de produção ou do serviço para promover processos mais ágeis e com menos custos. Assim, ajuda empresas a se manterem competitivas e atenderem às necessidades dos consumidores que estão cada vez mais exigentes.

No cenário atual, a logística deixou de ser um simples processo de transporte e armazenamento. Hoje, engloba uma complexa rede de atividades que buscam otimizar a competitividade e a eficiência dos negócios.

Com a integração de processos logísticos, é possível transformar tarefas como gestão de estoques e rotas. Além de redefinir a gestão das cadeias de suprimentos, esse processo ajuda as empresas a atenderem às exigências do mercado e a impulsionar seus resultados.

Neste conteúdo da SyOS, você vai entender mais sobre a logística integrada, seus objetivos, características e vantagens, além de como implementá-la em seu negócio. Continue essa leitura e confira!

O que é logística integrada?

integração logística

A logística integrada é uma estratégia de gestão com base em soluções tecnológicas. Ela conecta todos os processos logísticos empresariais, desde a fabricação dos produtos até a entrega para o cliente final.

O processo coordena e incorpora todas as atividades e processos que têm a ver com o fluxo de serviços, produtos e informações, e que antes ocorriam de maneira isolada. Essa conexão favorece uma gestão mais produtiva e eficiente. 

Além disso, possibilita a redução de custos e evita erros ao longo da cadeia de operações. A implementação efetiva da logística integrada traz diversas vantagens aos negócios, entre elas vantagem competitiva, incremento na qualidade, redução de custos e manutenção do relacionamento com clientes e fornecedores.

Quais são as características da logística integrada?

As principais características da logística integrada estão relacionadas à organização e à coordenação de processos. Além disso, ela abarca o planejamento operacional, controle de estoque, otimização de rotas, armazenamento, atendimento ao cliente e outras atividades.

Seu objetivo é otimizar a cadeia de suprimentos de maneira integral. O método promove alguns benefícios desde sua implementação. São eles:

  • Impulsionamento da colaboração entre departamentos;
  • Automação dos processos de rastreamento de estoque, pedidos e remessas;
  • Mais visibilidade a partir da integração dos sistemas de informação;
  • Otimização da comunicação;
  • Tomada de decisão com base em dados em tempo real.

Exemplos de logística integrada

A logística integrada pode ser aplicada de diversas maneiras. 

Por exemplo, para que o setor de vendas saiba, em tempo real, quais e quantos produtos estão disponíveis, é necessário contar com uma solução de integração entre a equipe e o setor de estoque.

Essa é uma ação para evitar desfalques, já que o setor de vendas saberá como pode negociar com os clientes. Além disso, o setor responsável também poderá se planejar para entrar em contato com os fornecedores no momento correto – inclusive para atender grandes demandas do setor de vendas.

Essa interatividade também gera dados relevantes de indicadores de vendas e produtividade.

A integração logística ainda permite o acompanhamento dos status de entrega dos fornecedores e do transporte da própria empresa. Assim, todos os setores podem acessar as informações e desempenhar suas tarefas da melhor maneira.

Dessa forma, quanto mais eficaz a integração logística, a comunicação empresarial será otimizada.

Qual o objetivo da logística integrada?

O objetivo da logística integrada é conectar os departamentos da empresa que fazem parte da cadeia de operações logísticas. Logo, este é um processo de cooperação e integração intersetorial.

Assim, por meio de soluções inteligentes, todos esses departamentos podem atuar de maneira dinâmica e sincronizada. Essa é uma ação que reduz erros e contribui para o aumento de produtividade.

Com essa integração, a logística também assegura que os produtos corretos sejam entregues no local, nas condições e no momento correto. Ao mesmo tempo, se empenha em reduzir os custos e otimizar o desempenho geral da cadeia.

LEIA TAMBÉM: Logística do futuro e tendências para o setor

Quais as vantagens da logística integrada?

integração logística com o setor de vendas

Nas operações empresariais, a logística integrada contribui para a otimização e sincronia das tarefas relacionadas ao fluxo de materiais. Dessa forma, reduz custos, aumenta a produtividade e amplia a utilização dos recursos disponíveis.

Outra importante vantagem é a otimização da gestão de riscos operacionais. Ao monitorar e acompanhar o fluxo de materiais continuamente, é possível identificar problemas em potencial e agir de maneira preventiva para reduzir os impactos negativos.

Isso porque ela possibilita a implementação de estratégias de contingência e resiliência de maneira mais eficaz. Assim, mune o negócio para lidar com imprevistos, avarias, atrasos ou interrupções na cadeia de suprimentos.

Confira os principais benefícios que a logística integrada traz às operações:

Redução de custos operacionais

A logística integrada possibilita uma gestão eficiente dos estoques, contribuindo para a redução de custos operacionais. Isso porque evita que estoques desnecessários se acumulem e garante que as quantidades de materiais correspondam à real demanda.

Assim, é possível reduzir custos de armazenamento, obsolescência e deterioração, além de perdas por vencimento de validade.

Outra maneira de reduzir os custos operacionais é por meio da escolha dos meios de transporte mais adequados. Por meio da logística integrada, é possível analisar fatores como características dos produtos, distância e prazos de entrega para selecionar as opções de transporte mais econômicas.

Aumento de lucratividade

Reduzir os custos operacionais é o primeiro modo como a logística integrada contribui para o aumento da lucratividade – mas não o único. Essa ferramenta também contribui para a tomada de decisões com base em dados, colaboração e comunicação efetiva.

Por meio dessa abordagem estratégica, é possível gerir os recursos de maneira mais eficiente. O resultado é a maximização de resultados financeiros e o fortalecimento da competitividade do negócio.

Processos mais ágeis

Com uma visão ampla e integrada de todo o processo logístico, é possível identificar e eliminar gargalos e ineficiências. Uma gestão coordenada das atividades de suprimento, produção e distribuição reduz o tempo de resposta e os prazos de entrega, além de aumentar a rapidez na na disponibilização dos produtos para o mercado.

Redução de falhas

A colaboração e a comunicação efetiva entre setores contribuem para a redução de falhas – e é exatamente o que a logística integrada proporciona. Isso tudo é possível por meio do compartilhamento de informações precisas, atualizadas e em tempo real para todos os interessados. Assim, é possível evitar mal entendidos, falhas de comunicação e erros de interpretação.

Aumento da competitividade

Você já percebeu que a vantagem do aumento da competitividade já apareceu diversas vezes ao longo desse conteúdo, mas de que forma isso ocorre? De diversas maneiras, como por exemplo:

  1. Em primeiro lugar, ao reduzir os custos operacionais, é possível comercializar os produtos e serviços a valores mais competitivos;
  2. Em segundo lugar, é possível reduzir custos e aumentar a rentabilidade por meio da otimização de processos logísticos e gestão de estoques eficaz.

Esses e outros processos contribuem para que a empresa tenha uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e se destaque na preferência dos clientes.

Quais são os setores da logística integrada?

A logística integrada pode ser dividida em três setores, que incluem processos de administração, movimentação e distribuição dos insumos. Confira quais são as características de cada um deles:

Logística inbound

As prioridades dessa abordagem são o relacionamento com fornecedores e o transporte. Isso ocorre por meio de um rigoroso controle do fluxo de materiais, aquisição, armazenamento e controle de qualidade do produto final. Assim, a gestão integrada se inicia no contato com os fornecedores e se estende até a etapa de fabricação.

Logística outbound

Esta área tem contato direto com os pontos de distribuição (CDs) e com o consumidor final, já que é responsável pelas entregas. Seu objetivo é fortalecer a relação da empresa com seus clientes, otimizar a satisfação do público final do produto e promover a fidelização.

Essa etapa inclui ações como as seguintes:

  • Planejamento de rotas;
  • Gestão de frotas;
  • Contratação de motoristas, operadores logísticos ou transportadoras;
  • Rastreamento das entregas;
  • Monitoramento do cumprimento dos prazos;
  • Logística de trocas ou devoluções.

Logística industrial

Por fim, a logística industrial está relacionada à gestão das cadeias de produção de suprimentos e distribuição. É a responsável pelo abastecimento da linha de produção, além do controle e transporte de materiais.

Esta é uma área fundamental para que as empresas garantam o melhor custo, produto e atendimento ao cliente. Esse setor também controla o fluxo de informações e inventários, e o processamento de pedidos.

Quais são os processos da logística integrada? 

operação logística integrada por tecnologias

A logística integrada engloba diversos processos que, em conjunto, garantem a eficiência produtiva nos negócios. Confira os principais elementos dessa ferramenta:

Planejamento estratégico

O primeiro passo para a logística integrada é o planejamento estratégico que determina as metas e objetivos da cadeia de suprimentos. Isso inclui: níveis de estoque adequados, processos de produção e critérios de transporte e distribuição.

Gestão de fornecedores

Para a integração logística eficaz, é necessário estabelecer uma relação de colaboração com os fornecedores. Para isso, é necessário:

  • Selecionar fornecedores confiáveis cuidadosamente;
  • Negociar acordos e contratos;
  • Compartilhar informações sobre demanda e estoque;
  • Estabelecer padrões de qualidade e prazos de entrega.

Gestão de estoque

A logística integrada ajuda a otimizar o gerenciamento de estoque em toda a cadeia de suprimentos. Isso inclui atividades como:

  • Rastreamento contínuo dos níveis de estoque;
  • Previsibilidade de demandas futuras;
  • Coordenação de fornecedores para reabastecimento;
  • Implementação de técnicas de redução de custos de armazenagem.

Processos de produção

Para otimizar os processos de produção, é possível planejar a capacidade de produção com base na demanda, coordenar fluxos de materiais e informações dentro da fábrica, implementar práticas de manufatura enxuta e gestão da qualidade dos produtos.

Transporte e distribuição

A logística integrada atua na gestão eficaz do transporte e distribuição dos produtos por meio de atividades como:

  • Escolha dos meios de transporte mais adequados;
  • Roteirização otimizada;
  • Monitoramento de rotas, coletas e entregas em tempo real;
  • Gestão de armazéns e centros de distribuição;
  • Coordenação com parceiros de logística e transporte.

Como implementar a logística integrada na sua empresa?

Para a integração logística, a empresa deve poder rastrear automaticamente todo o ciclo de operações. Isso inclui desde a aquisição de insumos, o armazenamento, a gestão de estoque, a roteirização e até as entregas ao cliente final.

Para ter essa clareza quanto aos processos, é necessário contar com ferramentas de integração e compartilhamento de informações. Exemplos disso são softwares de gestão e ferramentas de armazenamento de dados em nuvem.

Com essas soluções, o setor de vendas pode acessar as informações de estoque e demanda de compras em tempo real. Ou seja, a tecnologia é o que possibilita a verdadeira integração logística.

Por exemplo, por meio de Enterprise Resource Planning (ERPs) ou Planejamento de Recursos Empresariais, é possível organizar diversos processos internos, compartilhar informações e conectar os departamentos empresariais.

Passo a passo para implementar a logística integrada

Além dessas dicas, confira o passo a passo para a implementação da logística integrada em seu negócio:

  1. Primeiramente, avalie a situação atual da empresa, identificando os pontos fortes e áreas que precisam de melhoria nos processos logísticos existentes;
  2. Em segundo lugar, com base nessa análise, determine objetivos claros e alinhados à estratégia da empresa, como redução de custos, otimização do atendimento ao cliente e agilidade dos processos;
  3. Em terceiro lugar, desenvolva uma visão ampla da operação, de modo a compreender os processos logísticos e as interações entre os diferentes agentes;
  4. Em quarto lugar, crie parcerias estratégicas com fornecedores, transportadoras e outros parceiros logísticos por meio da colaboração e do compartilhamento de informações;
  5. Escolha sistemas de informação e ferramentas tecnológicas adequadas às suas necessidades para facilitar a integração e o compartilhamento de dados ao longo da cadeia de suprimentos;
  6. Busque padronizar os processos logísticos. Isso assegurará a eficiência e a consistência em todas as etapas, evitando erros operacionais;
  7. Invista na capacitação da equipe para que todos estejam alinhados quanto aos conceitos e práticas da logística integrada;
  8. Determine indicadores-chave de desempenho para medir o progresso das ações em relação às metas predeterminadas;
  9. Por fim, com base nos dados e feedbacks, faça ajustes e busque melhorar continuamente os processos logísticos.

LEIA MAIS: Logística farmacêutica e indústria 4.0

A importância da tecnologia para a logística integrada

A tecnologia é o que possibilita a integração logística, por meio do compartilhamento rápido e preciso de dados em toda a cadeia de suprimentos. Sem o avanço dessas ferramentas, integrar os departamentos e agentes logísticos seria quase impossível.

A logística 4.0 possibilita a integração de processos, tornando a comunicação, o armazenamento e a análise de informações processos rápidos, simples e seguros. Além disso, as tecnologias ajudam na organização e transparência dos processos.

Sistemas de gestão de armazém, de rastreamento e monitoramento são fundamentais para automatizar processos, dar visibilidade e facilitar a troca de dados entre diferentes agentes.

O papel da SyOS na integração da cadeia fria

Na cadeia fria, a logística integrada proporciona uma gestão coordenada de processos para produtos sensíveis à temperatura. Os esforços são direcionados para garantir que, durante todo o ciclo de vida, os produtos estejam na faixa de temperatura ideal.

Para isso, são necessárias tecnologias de monitoramento de temperatura em tempo real. E é exatamente essa a solução que a SyOS oferece.

Por meio de nossos sensores inteligentes, é possível acompanhar as informações sobre a temperatura de armazenamento e disponibilizá-las para todos os agentes da cadeia. Essa é uma maneira de garantir a qualidade dos itens desde a produção até o armazenamento e transporte, prevenindo a degradação, contaminação e perda de qualidade dos produtos.

Além disso, a solução da SyOS emite alertas quando a temperatura está fora das faixas ideais. Com isso, possibilita uma gestão proativa e eficiente para evitar danos aos produtos. Conheça os sensores inteligentes da SyOS:

Demonstração Grátis

5 pontos essenciais sobre logística integrada

A logística integrada otimiza e integra a gestão e a comunicação entre as áreas da empresa. Além disso:

  1. Por meio de soluções tecnológicas, ela integra setores e fornecedores
    Dessa forma, atua estrategicamente desde a produção dos produtos até a entrega para o cliente final;
  2. A logística integrada traz diversas vantagens aos negócios
    Redução de custos operacionais, aumento de lucratividade, processos mais ágeis, redução de falhas e aumento da competitividade são alguns exemplos;
  3. O processo de implementação começa no planejamento
    E essa etapa é fundamental para garantir que a ferramenta seja realmente estratégica na operação;
  4. As soluções tecnológicas possibilitam a integração logística
    É ela que permite o compartilhamento de dados rápido, em tempo real e preciso por toda a cadeia de suprimentos;
  5. Soluções de monitoramento de temperatura são essenciais para operações que lidam com produtos sensíveis
    Sensores inteligentes como os da SyOS são fundamentais para tornar o monitoramento preciso e estratégico.

Conheça a solução da SyOS, reduza as perdas em sua operação e otimize a integração entre os setores e fornecedores que precisam das informações sobre temperatura:

Continue acessando o blog da SyOS para conhecer outras ferramentas estratégicas para sua operação!

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução. 

Índice do texto