Troque seu termômetro infravermelho pelo sensor de temperatura SyOS: veja por que
A famosa pistolinha laser ainda é muito usada, principalmente em supermercados. Mas monitorar a temperatura com termômetro infravermelho é algo que está ficando no passado.
Se sua empresa ainda usa esse aparelho no dia a dia, ela já está atrás da concorrência. E pior, pode estar jogando dinheiro fora.
Entenda o porquê: embora o termômetro laser seja usado por muitos negócios, o segmento supermercadista de hoje não é mais compatível com processos manuais ineficientes.
Em um cenário com baixa margem de lucro e pouco espaço para erros, os varejistas estão investindo em tecnologias que tornem o controle de temperatura mais eficaz.
E alguns números do setor comprovam isso: segundo um estudo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), cerca de 41% dos supermercados já usam softwares específicos para o controle de temperatura.
A mesma lógica se aplica a outros negócios, como indústrias e transportadoras de alimentos, e até mesmo a outros segmentos, como ocorre nas farmácias e distribuidoras de medicamentos que substituem o termômetro digital por soluções totalmente automáticas.
Se você quer aumentar sua eficiência operacional com tecnologias de controle de temperatura que trazem bom retorno de investimento, conheça as vantagens do sensor de temperatura inteligente SyOS comparado ao termômetro laser infravermelho. Boa leitura!
Termômetro infravermelho é coisa do passado: veja por que
Negócios que adotam tecnologias digitais saem na frente dos concorrentes que não optam por esse tipo de investimento.
Segundo um estudo da Mckinsey, o uso de dispositivos IoT (Internet das Coisas) pode aumentar a eficácia das operações em cerca de 30%, um ganho que só é possível tendo acesso a informações que antes eram desconhecidas pelos gestores.
Veja abaixo por que abandonar o termômetro digital infravermelho é o primeiro passo para colocar seu negócio na era da eficiência operacional e da inteligência de dados.
Motivos para abandonar seu termômetro digital infravermelho
1. Baixa confiança na temperatura exibida
O método de leitura manual da temperatura é impreciso e muito suscetível a erros humanos.
Para que o termômetro infravermelho seja eficaz, o laser precisa ser apontado na direção, distância e tempo corretos em cada medição, mas é difícil garantir que isso seja feito com a devida atenção na rotina acelerada dos supermercados, já que os profissionais responsáveis pelo controle de temperatura também desempenham outras tarefas.
Além disso, o sucesso da medição com infravermelho também depende da superfície analisada, tendo em vista que o laser responde de maneira diferente a cada superfície. As superfícies metálicas ou polidas, por exemplo, têm emissividade reduzida, comprometendo o processo de determinação da temperatura.
A consequência é que a temperatura mostrada no visor digital pode não corresponder com precisão à condição real, levando a uma sucessão de erros na análise dos dados registrados.
2. É demorado e ineficiente
Geralmente, um profissional precisa medir a temperatura três ou mais vezes ao dia.
Nos supermercados, as lojas podem ter mais de 50 ou 100 equipamentos operando diariamente, resultando em uma grande perda de tempo com um processo ineficiente.
Além disso, a medição manual dificulta a etapa de registro das informações. Em alguns casos, os registros são repassados para arquivos digitais, mas em outros, são mantidos em planilhas físicas.
3. Gera papelada difícil de gerenciar
Empresas que ainda usam papel para anotar temperatura perdem muito tempo gerenciando esses documentos e registrando informações manualmente.
Além disso, os registros podem se perder facilmente, e o acesso a esses documentos durante fiscalizações pode evidenciar que a empresa não é eficiente no controle de qualidade dos produtos.
4. Dificuldade de prever perdas e quebras
A medição manual permite saber apenas a temperatura no exato momento da medição, impedindo que os gestores saibam o que ocorre nos intervalos entre medições ou quando as lojas estão fechadas.
Além disso, com dados anotados de forma isolada, fica difícil analisar o histórico da temperatura de maneira estratégica para prever quedas de eficácia ou anomalias no funcionamento dos equipamentos.
Em um cenário de baixa eficácia como esse, a área de gestão da qualidade se torna reativa, agindo apenas para “tapar buracos” quando as perdas já ocorrem.
5. Sua empresa fica atrás da concorrência
Negócios que não adotam métodos mais eficientes para controlar a temperatura tendem a ficar atrás de seus concorrentes.
Os efeitos se traduzem em margens de lucro menores, maior registro de perdas e uma percepção do consumidor pior em relação ao serviço prestado e à qualidade dos produtos.
Vantagens do sensor online SyOS comparado ao termômetro infravermelho
Até o final de 2024 o mundo deve ter 18 bilhões de dispositivos IoT conectados em empresas de todas as naturezas, segundo algumas projeções de mercado.
A SyOS nasceu dessa tendência e tem a missão a usar a Internet das Coisas para ajudar supermercados, farmácias e qualquer negócio que lida com produtos refrigerados.
Nossos sensores monitoram a temperatura com dados que podem ser consultados na internet em tempo real, sem que um profissional passe três ou mais vezes ao dia em cada refrigerador ou gôndola.
O sistema também conta com um painel de alarmes de prevenção de perdas que são gerenciados por uma Inteligência Artificial trabalhando 24 horas por dia — inclusive quando seu negócio está fechado à noite ou nos fins de semana.
Quer saber mais? Veja por que sensor inteligente da SyOS é a melhor opção do mercado.
Motivos para usar SyOS no controle de temperatura
1. Economize tempo e dinheiro com inteligência de dados
Além das horas economizadas que seriam desperdiçadas com processos manuais, seu supermercado, transportadora, indústria ou farmácia pode tomar decisões guiadas por dados.
Isso habilita os profissionais para um entendimento mais profundo sobre a operação, conseguindo identificar gargalos, falhas em equipamentos, padrões de temperatura não visíveis, entre outras razões para a ineficiência e a perda de produtos.
VEJA MAIS: Como funciona a tecnologia da SyOS
2. Equipamentos com alta precisão e calibração em dia
Os sensores inteligentes da SyOS têm alta precisão e possuem certificado de calibração emitido por laboratórios acreditados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) e pelo INMETRO.
SAIBA MAIS: Tudo sobre o sensor de temperatura de alta precisão SyOS
3. Jogue fora as planilhas em papel
Com a plataforma digital de gestão da temperatura, seu negócio pode abandonar as planilhas em papel.
Todas as informações são armazenadas e organizadas digitalmente, facilitando o acesso aos dados e sua apresentação durante fiscalizações ou quando solicitados por parceiros comerciais.
4. Análises preditivas para se antecipar aos problemas
Segundo uma pesquisa da McKinsey, uso de ferramentas de análise preditiva pode melhorar a eficácia operacional em cerca de 40%.
Com os sensores inteligentes da SyOS, é possível antecipar problemas, adotando uma postura proativa que traz mais eficácia para sua operação.
5. Relatórios digitais prontos em 1 minuto
Os relatórios SyOS podem ser consultados online ou impressos para apresentar em fiscalizações e autoinspeções. Isso agiliza processos e demonstra o compromisso da empresa com a qualidade e a conformidade.
6. Retorno de investimento para supermercado
Clientes SyOS têm retorno em torno de 4 a 6 vezes maior que o investimento inicial em nossa solução.
Esse retorno é baseado na redução das perdas de produtos perecíveis e nas horas de trabalho manual economizadas com a automação de processos.
VEJA MAIS: 8 motivos para monitorar temperatura com SyOS
[COMPARE] Jeito SyOS e jeito antigo de controlar temperatura no supermercado
Veja abaixo alguns motivos para abandonar seu termômetro infravermelho para monitorar online com a SyOS.
Continue a leitura para conhecer as soluções da SyOS para cada segmento da cadeia de frio.
Conheça as soluções da SyOS para cada segmento
Além de monitorar online, a SyOS desenvolve ferramentas de gestão que ajudam cada segmento a solucionar seus desafios de temperatura.
Sensor de temperatura para supermercado (PDV), indústrias e transporte de alimentos
Uma das principais preocupações dos supermercados e serviços que lidam com alimentos é a prevenção de perdas.
Veja como a solução da SyOS para o setor alimentício ajuda supermercados a enfrentar esse desafio:
- Dados de cada sensor com histórico de temperatura.
- Alarmes controlados por uma Inteligência Artificial que trabalha 24 horas por dia.
- Mapa da operação com status de todos os equipamentos monitorados.
- Relatórios prontos em 1 minuto para apresentar à fiscalização ou a parceiros.
- Indicadores de eficácia operacional para identificar equipamentos que precisam de manutenção.
- Acompanhamento do transporte com dados em tempo real.
- Controle de certificados de calibração.
- Controle de acesso de usuários.
Conformidade: Boas Práticas de alimentos que a SyOS ajuda a cumprir
- RDC 216/2004: é uma resolução nacional que aborda Boas Práticas para serviços de alimentação como supermercados e restaurantes, incluindo o controle de temperatura nas etapas de recebimento, armazenamento e manipulação dos alimentos.
- RDC 275/2002: a norma trata sobre os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) de indústrias e produtores de alimentos. O documento também traz uma lista de verificação de Boas que inclui procedimentos de controle de temperatura.
- Portaria CVS 5/2013: é uma portaria estadual (São Paulo) que trata sobre as Boas Práticas de serviços de alimentação e estabelecimentos comerciais de alimentos. Ela complementa as normas federais e traz dados detalhados sobre o controle de temperatura de alimentos no recebimento, na armazenagem e no transporte.
SAIBA MAIS: 8 normas que impacto no controle de temperatura de alimentos em supermercados
Sensor de temperatura e umidade para farmácia, indústrias e transporte de medicamentos
A SyOS também atua no setor farmacêutico, onde a conformidade regulatória é uma questão prioritária, especialmente para empresas que armazenagem ou transportam medicamentos termolábeis.
Por isso, nossa solução é focada em compliance farmacêutico, com um sistema validável perante a Anvisa e certificado pelo 21 CFR Part 11 da FDA (agência reguladora dos EUA).
Conheça as funcionalidades da SyOS que beneficiam farmácias, centros de distribuição e o transporte de medicamentos e vacinas:
- Dados online de temperatura e umidade.
- Alarmes de temperatura e umidade com registro de tratativas (causa do alarme, justificativa dada, autor da justificativa).
- Alarmes parametrizáveis para diferentes faixas de interesse (termolábeis, congelados, ambiente).
- Relatórios personalizáveis (dados brutos minuto a minuto ou seleção de um número pré-definido de medições diárias).
- Relatórios com assinatura eletrônica.
- Rastreabilidade de informações e alterações no sistema.
- Controle de acesso.
- Controle de certificados de calibração.
- Acompanhamento de rotas de transporte.
Conformidade: Boas Práticas de medicamentos e vacinas que a SyOS ajuda a cumprir
- RDC 658: é uma resolução da Anvisa que trata das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos (BPF) para que os produtos sigam os padrões de qualidade, incluindo em relação à temperatura.
- RDC 430 e RDC 653: a RDC para distribuidora de medicamentos é uma norma nacional da Anvisa que traz as Boas Práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos.
Importante: tanto a RDC 430 quanto a RDC 653 já estão em vigor e levantaram discussões sobre a dificuldade de adequação em temas como o monitoramento de temperatura. Se sua empresa precisa se adequar, fale com a SyOS para monitorar temperatura de medicamentos com um sistema validável que segue as regras da Anvisa.
GRÁTIS: Baixe o e-book RDC 430 da SyOS
Demonstração grátis: comece a monitorar online seu supermercado
Abande o termômetro infravermelho e comece a monitorar online a temperatura de alimentos e outros produtos refrigerados.
Agende sua demonstração grátis e veja como é fácil usar SyOS no seu supermercado.
Sobre a SyOS
Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.
Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos.
Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.