5 exemplos de Internet das Coisas (IoT) no setor farmacêutico e no transporte de medicamentos

As empresas do setor farmacêutico precisam buscar constantemente inovações que tornem seus produtos melhores e suas operações mais eficientes — e as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) estão entre as mais buscadas para atingir esses objetivos. 

A IoT é capaz de conectar a cadeia de distribuição farmacêutica com dispositivos com acesso à internet e integrados a plataformas de computação em nuvem (cloud computing). 

Assim, é possível registrar e compartilhar informações desde as etapas de produção e transporte até o armazenamento final dos produtos farmacêuticos. 

A revolução dos dados 

Os sensores inteligentes são um exemplo de uso de IoT no setor farma. 

Esses dispositivos automatizam atividades como o monitoramento ambiental dos produtos, permitindo saber a temperatura e a umidade nos locais de armazenamento de forma instantânea e remota. 

Com essa coleta de dados contínua e em tempo real, os gestores conseguem ter um entendimento analítico aprofundado das condições às quais os produtos ficam submetidos ao longo das cadeias produtiva e de distribuição. 

Não é à toa que esse conhecimento sustentado por dados é conhecido como o novo petróleo, e pode ser aplicado em melhorias contínuas para a otimização de rotas, a redução de perdas e o aprimoramento dos serviços logísticos

Isso torna o uso de IoT um diferencial estratégico para as empresas farmacêuticas que buscam se destacar e manter sua competitividade

Se você quer entender melhor as aplicações da IoT no setor farma, continue a leitura desse guia SyOS.

Boa leitura! 

O que é Internet das Coisas (IoT): entenda o conceito e suas vantagens 

IoT

O termo Internet das Coisas vem do inglês Internet of Things (IoT). 

Esse conceito envolve todas os dispositivos conectados à internet que coletam dados e os tornam disponíveis em bancos de dados online para serem consultados em tempo real ou analisados posteriormente. 

E por que a Internet das Coisas é uma inovação importante? 

A IoT faz parte de uma série de inovações trazidas pela indústria 4.0, que inclui a automação, o uso de big data e da computação em nuvem. 

Uma das vantagens da IoT é acelerar o processo de entendimento de uma situação monitorada — que pode ser uma operação industrial ou um serviço logístico, por exemplo — que levaria muito mais tempo se a coleta de dados fosse manual ou usasse outros métodos menos sofisticados. 

Quando dispositivos como sensores automáticos coletam e registram dados em um servidor, esse banco de dados robusto — chamado de big data — pode ser analisado de maneira otimizada através de serviços em nuvem (cloud computing). 

Esses serviços são integrados a ferramentas de gestão de dados — e muitas delas operam com auxílio de Inteligência Artificial — permitindo extrair análises aprofundadas sobre o funcionamento de uma operação e de eventuais pontos de melhoria. 

Empresas que implementam a análise de big data em suas operações conseguem produzir insights importantes com muito mais rapidez que empresas que não fazem o uso dessas tecnologias — é daí que vem a vantagem competitiva das empresas que usam essas tecnologias. 

Para entender melhor essa aplicação no dia a dia do setor farmacêutico, confira alguns exemplos abaixo. 

5 exemplos de Internet das Coisas (IoT) no setor farmacêutico e no transporte de medicamentos 

transporte-de-medicamentos

O uso de IoT é uma tendência para o setor farmacêutico que veio para ficar. 

Para você entender melhor desse tipo de tecnologia, preparamos uma lista com 5 aplicações da IoT no setor farma. Confira! 

1. IoT no monitoramento de condições ambientais (temperatura, umidade, luminosidade, pressão etc.) 

A aplicação mais frequente de IoT na cadeia de frio farmacêutica é no monitoramento das condições ambientais. 

Os sensores inteligentes são instalados para coletar dados sobre variáveis críticas como temperatura, umidade, luminosidade e pressão. 

Isso permite que essas condições sejam mantidas dentro dos limites ambientais ideias de produção, assim como nos veículos de transporte e nos contêineres de armazenamento. 

O uso desses dados tem um efeito benéfico para as equipes de controle de qualidade dos produtos e serviços farmacêuticos, já que eventuais desvios nessas condições podem ser detectados com rapidez para acionar as equipes de gestão de riscos. 

2. IoT na redução de perdas, desperdícios e prejuízos 

A IoT também auxilia na redução de perdas e prejuízos, contribuindo para os objetivos de ESG das empresas do setor. 

Com a análise contínua das condições dos produtos, é possível prever situações de risco — como a queda de eficiência de um equipamento — que podem acarretar a perda de eficácia dos produtos e seu eventual descarte. 

Essa capacidade de previsão permite que profissionais atuem no gerenciamento de incidentes de maneira proativa e antecipada para evitar prejuízos com medicamentos altamente sensíveis — como termolábeis e insulinas. 

Veja como funciona o monitoramento de temperatura e umidade em tempo real SyOS 

3. IoT na rastreabilidade do transporte de medicamentos 

A conectividade à internet permite monitorar o trajeto dos medicamentos em não só nos veículos de transporte, mas também nas embalagens e nos contêineres que armazenam os produtos. 

Desse modo, é possível detectar desvios nas etapas de expedição, carregamento, transporte e recebimento, inclusive em relação a alterações, falsificações e até mesmo o roubo de cargas. 

Isso dá mais agilidade na resposta a incidentes como atrasos, desvios de rota ou problemas com as condições de transporte, minimizando o impacto na qualidade dos produtos. 

4. IoT na conformidade regulatória 

A IoT também tem um papel na conformidade regulatória, contribuindo para autenticidade dos dados e para a prestação de contas em inspeções e auditorias farmacêuticas. 

Entenda melhor esses benefícios abaixo: 

  • Validação de sistema e software: a validação é um processo que comprova o funcionamento eficaz e seguro dos sistemas de automação. Ela é uma exigência imposta pela Anvisa e serve como pré-requisito para o uso de um sistema no setor. 
  • Autenticidade: quando um sistema é validado, os dados extraídos por esse sistema também têm um atestado de autenticidade, comprovando que as informações são seguras e invioláveis contra falsificações e manipulações. 
  • Controle de acesso e assinaturas digitais: os sistemas integrados aos dispositivos de IoT devem ter controle de acesso e assinaturas digitais nos relatórios emitidos — requisitos que adicionam mais uma camada extra de segurança às informações. 
  • Inspeções e auditorias farmacêuticas: o acesso a dados seguros e autênticos também contribui para a apresentação de informações solicitadas em inspeções e autoinspeções. O compartilhamento de dados também é exigido por contratantes do setor — como no caso em que as indústrias pedem informações aos serviços de transporte contratados. 

5. IoT na manutenção preditiva de equipamentos e veículos 

A IoT também transforma a maneira como os equipamentos recebem manutenção ao longo de sua vida útil. 

Através da análise de dados como temperatura, vibração, pressão, consumo de energia e outros parâmetros, é possível identificar padrões e prever possíveis falhas antes que elas ocorram. 

As técnicas de análise de dados que indicam possíveis falhas futuras fazem parte da chamada manutenção preditiva.  

Veja abaixo alguns benefícios da manutenção preventiva: 

  • Aumento da vida útil dos equipamentos: a realização de reparos antes que ocorram falhas críticas prolonga vida útil dos equipamentos sem que ocorra a troca de peças funcionais que poderiam ser usadas por mais tempo (como ocorre na manutenção preventiva). 
  • Redução de custos com manutenção: a ação antes das falhas otimiza custos com a correção de eventos críticos e evita o acionamento desnecessário das equipes de manutenção. 

Confira também: 8 razões para usar SyOS no controle de temperatura 

Como a SyOS transforma o setor farmacêutico com Internet das Coisas (IoT) 

SyOS

A SyOS desenvolve sensores de Internet das Coisas para o monitoramento contínuo de temperatura e umidade no setor farma. 

Nossa solução se adapta a todas as etapas de distribuição de medicamentos — indústrias, transportadoras, distribuidoras e pontos de venda — e é validada pela Anvisa e pela FDA dos EUA (21 CFR Part 11)

Conheça as vantagens da nossa tecnologia de IoT para o setor farma e entre em contato com um especialista SyOS para solicitar uma demonstração. 

Sobre a SyOS

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução. 

Leave a Comment