Logística do futuro: tendências para 2024

O uso de novas tecnologias nos serviços logísticos está causando mudanças importantes no setor, impactando de forma considerável o fluxo de produtos, serviços e informações em diversos setores. 

Um dos setores que mais vai se beneficiar das mudanças da logística do futuro é o setor farmacêutico, responsável por produzir e distribuir produtos essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas. 

Devido à sensibilidade dos medicamentos, as empresas envolvidas na distribuição farmacêutica precisam de um rigoroso controle de qualidade

Outra característica relevante da logística do futuro é sua relação com a indústria 4.0, caracterizada pela digitalização, pela conectividade e pela inteligência de dados aplicadas na melhoria contínua dos processos

Isso permitirá uma integração mais robusta dos canais logísticos, permitindo que fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores se comuniquem melhor através de plataformas digitais e sistemas integrados — por isso, muito profissionais também chamam essa mudança de logística 4.0

Para entender melhor quais mudanças a logística do futuro trará, como procedimentos otimizados, redução de custos e mais satisfação dos clientes, confira esse guia SyOS. 

Melhorias na experiência do cliente 

controle de qualidade

A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante para o sucesso dos serviços logísticos, sejam eles B2B ou B2C. 

No setor farmacêutico, inclusive, a exigência de clientes e parceiros ganha uma camada extra, já que o controle de qualidade farmacêutico é responsável por avaliar se as condições de transporte são adequadas às legislações do setor. 

Dentre as melhorias na experiência no consumidor mais promissoras, os serviços digitais de rastreabilidade e automação têm destaque.  

O uso de inteligência artificial no setor, por exemplo, permite prever demandas e planejar e monitorar rotas com mais eficiência, dando aos clientes mais visibilidade sobre as entregas e os prazos de forma instantânea, sem que passem por filas ou longos processos de atendimento. 

Veja algumas vantagens da logística do futuro para a experiência do cliente: 

  • Previsibilidade 
  • Entregas mais rápidas 
  • Rastreamento em tempo real 
  • Maior satisfação e fidelização dos clientes 

Otimização da etapa last mile nos serviços logísticos 

Outra vantagem da logística do futuro é a otimização da etapa last mileúltimo quilômetro — dos serviços de entrega. 

Por ser a última etapa dos serviços de entrega, a last mile tem impacto importante na experiência dos clientes. 

Segundo uma pesquisa da Mordor Intelligence, a last mile representa 53% do custo total de entrega de um produto no mercado dos EUA, devido a características como o aumento da capilaridade das rotas de transporte na última ponta logística. 

Além disso, a necessidade de personalização dos serviços também influencia nas características e nos custos da last mile. 

No setor farmacêutico, por exemplo, tanto o carregamento quanto o descarregamento de medicamentos termolábeis exigem áreas climatizadas para o manejo dos produtos. 

Por isso, operadores logísticos precisam buscar melhorias constantes nessa etapa, utilizando tecnologias, estratégias e ferramentas que possam otimizar o tempo, a qualidade e a eficiência das entregas. 

Testes com veículos autônomos 

Os veículos autônomos são aqueles que podem se locomover sem um condutor humano, utilizando sensores, câmeras, GPS, conexão de baixa latência e inteligência artificial para perceber e interagir com o ambiente. 

Essa tecnologia tem avançado muito nos últimos anos, graças ao desenvolvimento de redes de comunicação mais rápidas e estáveis, como o 5G, que permitem a troca de dados em tempo real entre os veículos com uma central de controle. 

Além disso, os veículos autônomos podem melhorar a segurança, a qualidade e a satisfação dos clientes, que podem receber suas encomendas de forma mais rápida, rastreável e personalizada. 

No Brasil, ainda há alguns desafios para a implantação dessa tecnologia, como a infraestrutura, a legislação e a aceitação social, mas é possível que em um futuro próximo os veículos autônomos sejam uma realidade. 

Logística sustentável 

logística do futuro

A logística sustentável, também chamada de logística verde, é um conceito que busca integrar os princípios da sustentabilidade aos processos logísticos. 

Isso significa planejar e executar as atividades de produção, armazenamento, transporte e distribuição de forma a reduzir os impactos negativos no meio ambiente

A importância de ter serviços logísticos sustentáveis é cada vez maior, diante das mudanças climáticas e de recursos naturais que podem se tornar escassos, assim como a demanda crescente dos consumidores. 

ESG e logística sustentável  

A logística sustentável também está relacionada com a ESG — governança ambiental e social das empresas — um conjunto de critérios que avalia o desempenho das empresas em relação aos impactos e características ambientais, sociais e de sua gestão corporativa. 

As empresas que seguem os padrões de ESG tendem a ter uma maior valorização no mercado, atraindo parceiros mais relevantes e clientes que buscam por empresas sustentáveis. 

Automação na logística 

Com o uso de tecnologias e sistemas automatizados, as empresas do setor logístico buscam otimizar os processos, reduzir custos e a satisfação dos clientes. 

Um exemplo de automação na logística é o uso de robôs para a movimentação de mercadorias nos armazéns, que podem coletar, transportar e armazenar os produtos de forma rápida e precisa. 

Automação também está no uso de sensores inteligentes que permitem monitorar processos e variáveis que impactam na prestação dos serviços, como o controle de temperatura ou de vibração que podem afetar produtos sensíveis.   

Inteligência Artificial em serviços logísticos 

inteligência artificial

A automação anda lado a lado com o uso da inteligência artificial (IA) na logística do futuro. 

Com o uso de algoritmos avançados e machine learning, as IAs podem analisar dados em tempo real e fornecer insights valiosos para a tomada de decisão e a otimização dos processos logísticos. 

Uma das aplicações da IA na logística é a previsão de tempo de entrega, que permite estimar com maior precisão o prazo de entrega dos produtos aos clientes, considerando fatores como tráfego, clima, demanda e eventuais restrições. 

Isso contribui de forma conjunta para satisfação do cliente e a redução de custos operacionais no setor.  

A IA também pode ser usada para melhorar o manejo e o fluxo de mercadorias nas warehouses, auxiliando na organização, na localização, na contagem e na movimentação dos produtos através da integração de sistemas, processos e dispositivos como sensores ou robô autônomos. 

Cibersegurança na logística 

A cibersegurança é um conceito que envolve proteger sistemas, redes e dados contra ataques maliciosos que visam roubar informações. 

Ela é importante para serviços logísticos porque esses serviços dependem de tecnologias digitais para gerenciar suas operações, desde o planejamento até a entrega dos produtos. 

Os serviços logísticos lidam com dados confidenciais de clientes, fornecedores, parceiros e funcionários, que podem incluir informações pessoais, financeiras, comerciais e estratégicas. Por isso, é importante protegê-los contra fraudes e sabotagem. 

Além do vazamento de informações, falhas na cibersegurança logística podem causar interrupções, atrasos, perdas, danos ou riscos à segurança dos produtos, dos veículos e das pessoas envolvidas na cadeia logística. 

Por isso, a adoção de novas tecnologias deve vir acompanhar de ferramentas de proteção, assim como a aquisição de sistemas seguros. 

Normas reguladoras para serviços logísticos 

Cada setor da econômica tem normas reguladoras específicas em relação ao transporte de produtos. 

A logística farmacêutica, por exemplo, envolve o fluxo de medicamentos, vacinas e insumos farmacêuticos muito sensíveis, que exigem condições especiais de distribuição e armazenagem. 

Uma das principais normas reguladoras para a logística farmacêutica é a RDC 430 da Anvisa, que aborda as Boas Práticas de distribuição e transporte de medicamentos

Essa norma estabelece os requisitos mínimos para as empresas que realizam essas atividades, como a qualificação dos operadores logísticos, a rastreabilidade dos produtos farmacêuticos e o controle de temperatura e umidade de medicamentos.  

Por isso, operadores logísticos precisam se adaptar a essas normas para garantir a prestação de serviços específicos, garantindo sua competitividade no mercado. 

Internet das Coisas (IoT) na logística do futuro 

iot

Internet das Coisas (IoT) é um conceito atrelado a dispositivos conectados à internet, possibilitando o controle, a coleta e a análise de dados em tempo real.  

Um dos usos da IoT na logística é o monitoramento dos serviços por meio de sensores, que podem medir variáveis como temperatura, umidade, pressão, vibração, localização, entre outras. 

Esses sensores podem transmitir as informações para uma plataforma central que gera relatórios, alertas e ações automáticas. 

Por exemplo, se um sensor detectar que a temperatura de um produto sensível está fora do limite, o sistema pode alertar o gestor responsável para tomar uma ação e corrigir o problema durante a execução do transporte. 

Além disso, a IoT pode facilitar a comunicação e a integração entre os diferentes agentes da cadeia logística, como fornecedores, transportadores, distribuidores e consumidores, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços. 

Tecnologia SyOS para a logística do futuro 

sistema validável de monitoramento de temperatura syos

A SyOS conhece os desafios da logística do futuro e desenvolve tecnologia de monitoramento contínuo de temperatura e umidade para o transporte de produtos sensíveis. 

Nossa solução é adaptada para transportadores e distribuidores de medicamentos de acordo com as normas da Anvisa (RDC 430 e RDC 653) e da FDA norte-americana (21 CFR Part 11). 

Além disso, também atendemos transportadores e distribuidores de alimentos e bebidas com uma solução que fornece dados em tempo real e alarmes de produto de risco geridos por Inteligência Artificial. 

Conheça as vantagens da nossa tecnologia e entre em contato com um especialista SyOS para solicitar uma demonstração. 

Sobre a SyOS

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução. 

Leave a Comment